domingo, 31 de maio de 2009

III Gala do Orfeão da Feira

5 de Junho
Cine-Teatro António Lamoso

Gala mostra “força e diversidade” da produção cultural do Orfeão da Feira.

Todos os sectores e actividades do Centro de Cultura e Recreio do Orfeão da Feira vão desfilar, no dia 5 de Junho, pelas 21h30, pelo palco do Cine-Teatro António Lamoso, Santa Maria da Feira.
É a terceira edição da Gala do Orfeão da Feira, evento multidisciplinar que anualmente mostra o conjunto de actividades desenvolvidas na colectividade, desde o Coro, ao Grupo de Danças e Cantares Regionais, Oficina d’Artes – que contempla a música, teatro, dança e pintura – Tocata e as emblemáticas Mini-Olimpíadas, entre outras.
«Esta Gala é uma manifestação da diversidade, dinâmica e da força da oferta cultural do Orfeão da Feira. É, também, uma oportunidade de reunir todos aqueles que, ao longo do ano, se empenham afincadamente nas diferentes secções e mostrar o seu trabalho e a sua evolução a todos os feirenses e, em particular, a todos os associados» - explica Márcio Correia, presidente da Direcção da colectividade.
Para além do espectáculo, que fará subir ao palco do Cine-Teatro António Lamoso mais de uma centena de intérpretes – e a exemplo das edições anteriores – a Direcção do Orfeão da Feira aproveitará a ocasião para distinguir associados e amigos da instituição que, de diversas formas, prestaram ou têm prestado o seu contributo para o seu desenvolvimento e afirmação no panorama cultural, recreativo e desportivo da região.
Outro dos momentos altos da Gala, evento que terá entrada livre, será a apresentação oficial do novo sítio de internet do Orfeão da Feira, que de, uma forma dinâmica, procura estabelecer uma maior proximidade com os associados, com os feirenses e as gentes da cultura.
«Trata-se de uma aposta que se impunha numa altura em que se massifica o acesso à internet. Ter uma presença forte e eficaz nesta esfera da comunicação é um factor de acrescida importância para uma instituição com uma produção cultural própria e uma oferta diversificada que se vem afirmando no Concelho e na Região» - remata Márcio Correia, sustentando que «essa oferta e produção cultural pode chegar ainda mais longe através desta ferramenta».

segunda-feira, 25 de maio de 2009

Curso Intensivo de Dança do Ventre

Piscinas Municipais Santa Maria da Feira


Depois de uma primeira edição de sucesso em 2008, a Piscina Municipal de Santa Maria da Feira lança em 2009 mais um curso intensivo de Dança do Ventre, a decorrer de 13 de Junho a 4 de Julho, aos sábados das 15h às 17h.

A Dança do Ventre é uma arte milenar, carregada de encanto e sensualidade, para lá disso, a prática desta actividade queima em média 300 a 400 kcal, ajuda a um significativo aumento da flexibilidade e melhora a auto-estima e confiança.

Razão mais do que suficientes para a inscrição, e muitas que poderá descobrir praticando. Se ainda assim houver dúvidas a Piscina da Feira oferece a taxa de inscrição na adesão de utentes.

Venha conhecer o " Brilho que encanta, corpo que dança, alma que canta...".

A Poesia de... e com Vasco Graça Moura

Vasco Graça Moura, figura relevante da cultura portuguesa, vai estar na Biblioteca Municipal de Santa Maria da Feira no dia 27 de Maio, às 21h30, no âmbito da conferência “A poesia de… e com Vasco Graça Moura”. Esta iniciativa, organizada pelo clube de leitura da Universidade Sénior de Santa Maria da Feira, em parceria com a Biblioteca, é uma oportunidade para o público conhecer a faceta de poeta de Vasco Graça Moura.

sexta-feira, 22 de maio de 2009

Imaginarius 2009

Está de volta o maior evento de Artes de Rua português. O Imaginarius - Festival Internacional de Teatro de Rua de Santa Maria da Feira entra na sua 9ª edição com muitas novidades e atracções.
De 28 a 31 de Maio, o centro histórico de Santa Maria da Feira volta a transformar-se num palco gigante.

Consulte o Programa:
Imaginarius e Imaginarius Encore AQUI
Mais Imaginarius AQUI


quarta-feira, 13 de maio de 2009

Zoo de Lourosa

O Yochi (emblemática catatua amarela) faz 10 anos no próximo Domingo e convida todos a participar na sua festa... a entrada é livre.

Museu de Lamas - Dia dos Museus

Ao longo de todo este mês, o Museu de Santa Maria de Lamas comemora o dia Internacional dos Museus. O vasto programa inclui iniciativas de vários géneros e já decorre desde há duas semanas.

Projecto “Texturas”- 1, 2, 29 e 30 de Maio - percursos orientados entre os 3 vértices do projecto: Casa da Cultura, Lourosa; Museu de Santa Maria de Lamas e Fábrica AJT, Mozelos.
Paralelamente e ao longo de todo o mês de Maio estará patente no Museu a instalação de vídeo referente ao Projecto, bem como uma exposição intitulada “O que é a cortiça?” constituída por desenhos realizados por crianças de várias instituições da região, bem como no decorrer de algumas das actividades promovidas no âmbito do Serviço Educativo do Museu de Santa Maria de Lamas.

9, 16, 23, 30 de Maio e 6 e 13 de Junho, das 15h-17:30h - Oficina de Douramento

28 de Abril a 19 de Maio - Museu de Santa Maria de Lamas - Exposição Temporária – Posto de Turismo de Santa Maria da Feira

16 de Maio a 16 de Julho – QUO VADIS – Exposição temporária de pintura – Fernando de Sousa

16 a 22 de Maio - Comemorações do Dia Internacional dos Museus – Museus e Turismo - Entrada gratuita. Público geral. Visitas guiadas – marcação prévia.

18 a 22 de Maio - Actividades educativas - Público-alvo: miúdos e graúdos. Entrada gratuita. Marcação prévia.

Louroteatro | 16 Maio

16 Maio 2009
21h30
Auditório da Junta de Freguesia / Fórum - Lourosa
SESSÃO DE ENCERRAMENTO
Convidados/Entidades
MUSICA E CORAL
Pelo CORO FEMININO do Conservatório Vale do Sousa - Lousada
Com Direcção Musical do Prof. Sílvio Cortez

terça-feira, 12 de maio de 2009

"Turno da Noite" no Museu do Papel

O Museu do Papel Terras de Santa Maria, em Paços de Brandão, vai recriar o ambiente de um turno de trabalho nocturno da antiga fábrica de papel, no dia 16 de Maio, das 22h00 às 03h00. O ‘Turno da Noite’ está integrado no projecto europeu ‘La Nuit des Musées 2009’, comemorado em toda a Europa. A entrada é livre.

No Museu do Papel, os visitantes serão, à semelhança de anos anteriores, convidados a integrar os diferentes momentos do processo de fabrico do papel, participando numa actividade que hoje se apresenta como mágica, com cores e luzes do passado, preenchida com o som e o frio das máquinas.
No entanto, os novos sons da noite também estarão presentes no museu, com um showcase de dj (dj ignition, le chat noir, g00dfellas djs, 858djset e dj xana), acompanhados de um café ou uma bebida, para que esta noite faça parte de uma outra forma de sentir o museu.

sexta-feira, 8 de maio de 2009

quinta-feira, 7 de maio de 2009

Festa Velha - Caldas S. Jorge

Pela tua Saúde MEXE-TE

Domingo 10 Maio 2009
Org. Lourocoop

Partidas de Lobão (Igreja), Sanguedo (Igreja), Argoncilhe (Igreja), Nogueira da Regedoura (Igreja), Lourosa (Lourocoop), Oleiros (Igreja), Travanca (Igreja) e Arrifana (Igreja).
Chegada à Zona Envolvente das Piscinas Municipais de Santa Maria da Feira.

terça-feira, 5 de maio de 2009

Ensaios abertos de "Meu Coração Viagem"

O projecto está a ser desenvolvido desde Janeiro. Durante quatro meses, a companhia Odin Teatret, em colaboração com a Divisão de Acção Social da Autarquia, explorou a riqueza e as tradições de cada recanto do Concelho. Procuraram as culturas e as comunidades, visitando centros sociais, grupos corais, ranchos folclóricos, grupos de catequese, clubes de canoagem e futebol, entre outros, que vão participar neste espectáculo, tal como as brigadas de exterior da Câmara Municipal. Paralelamente, a companhia aprofundou o trabalho com dois grupos locais que já participaram em edições anteriores do Imaginarius: as “Noivas” que, em 2007, integraram a “Parada Teatro e Matrimónio”, e o grupo de seniores “60 mais”, que participaram, no ano passado, no espectáculo “Meu Céu”, de Clara Andermatt.

O desafio da companhia dinamarquesa é criar uma plataforma de interacção para os grupos e indivíduos envolvidos, de forma a explorar o teatro como um território de não pertença, onde podem acontecer novos encontros, enriquecendo tanto os participantes como o público.

As imagens fortes do livro “O Imperador de Portugal”, de Selma Lagerlöf, serviram de ponto de partida para a criação de “Meu Coração Viagem”, sendo a narrativa gradualmente fundida com as ideias, sugestões e materiais trazidos pelos próprios participantes, como é o caso de músicas tradicionais e elementos do quotidiano, para além das sugestões arquitectónicas do espaço, permitindo a criação de um espectáculo para um local específico.

Anna Stigsgaard, da companhia Odin Teatret, explica que “o elemento essencial desta história é o coração que bate quando amamos, quando dançamos, quando cantamos, quando há um fluxo, um movimento”, salientando que “o teatro comunitário tem a particularidade de manter vivo o coração da comunidade, pela criação de momentos de partilha sem fronteiras”.

Antes da estreia no Imaginarius, estão agendados dois ensaios abertos de “Meu Coração Viagem”. O primeiro realiza-se a 9 de Maio, às 21h30, em Porto Carvoeiro (Canedo), e o segundo a 10 de Maio, às 16h30, junto ao Museu do Papel de Paços de Brandão. O espectáculo integral será apresentado durante o Festival, de 28 a 30 de Maio.

Odin Teatret é uma companhia de teatro internacional, fundada em 1964, residente em Hostelbro, na Dinamarca, desde 1966. Tem uma longa tradição de trabalho com comunidades locais, onde um espectáculo teatral é criado através do uso de práticas e costumes de diferentes grupos, em novos contextos e encontros.


Era uma vez... no Castelo da Feira: "7 Casas da inFortuna"

2 a 14 Junho 2009
Castelo da Feira


Pelos meandros de uma maravilhosa Viagem Medieval, num contexto pleno de História de Portugal e de algumas das suas mais emblemáticas figuras, acontece “Era uma vez… no Castelo da Feira”.

Porque é de viagem no tempo que se trata, fazemos uma alusão aos 7 Pecados capitais em quadros de representação espalhados pelo imponente Castelo de Santa Maria da Feira.

As recriações históricas, contextualizadas em pequenas histórias, aventuras e desventuras, de D. Sancho a D. Dinis, passando pela maravilhosa história de Amor de D. Inês e D. Pedro, ao bravo Mestre d’Avis, ao “Africano” D. Afonso V, assim cognominado pela suas façanhas conquistadoras do Norte de África. Com fascínio e entusiasmo os 7 Pecados são entrelaçados com magníficas ressalvas da Ira à Inveja, da Avareza à Luxúria, da Vaidade à Gula, terminando com a reprovadora Preguiça!

Tudo se encaixa de uma forma encantadora como em contos de fadas num ciclo de espectáculos que dá a conhecer uma importante parte da História de Portugal em episódios mirabolantes, burlescos, aventureiros e… curiosos.

Com recurso a Marionetas, pelo grupo “Teatro e Marionetas de Mandrágora”, os visitantes terão disponível nas visitas informação sobre a história do Castelo de Santa Maria da Feira.

Os visitantes poderão ainda contactar, em actividades lúdico-pedagógicas, com o manuseamento de armas da época medieval e tipos de luta, poderão, sobretudo, ver e sentir o peso e a textura das armas empunhadas pelos guerreiros de outrora.

Desde a constituição da nacionalidade e da exaltação dos reis guerreiros e conquistadores até ao período alto das Descobertas Marítimas e dos portugueses aventureiros e destemido, tudo será minuciosamente mostrado. O encantado ambiente do Castelo, envolvido no mistério dos 7 Pecados e na magia que da vida passada de reis e rainhas, príncipes e princesas da Idade Medieval portuguesa dará, de 2 a 14 de Junho, uma dinâmica especial à cidade de Santa Maria da Feira e ao Castelo, pelas comunidades escolares em particular e pelo público visitante em geral, que venham viver a intensidade das actividades que dão arranque à 13ª edição da Viagem Medieval em Terras de Santa Maria.

Preços da Actividade:
Adultos: 3€
Reformados e Pensionistas: 1,50€
Família [casal com mínimo de 2 filhos, com idades entre os 6 e os 15]: 2€/adulto - 1€/filho
Até aos 5 anos: Entrada Gratuita
6 aos 15 anos: 1€
Grupos [com marcação]: 1,50€
Alunos do Pré-Escolar: Entrada Gratuita
Alunos do Básico e Secundário: 1€
Professores: Entrada Gratuita

Horário:
2ª a 6ª: 9:30h - 18:00h [com pausa para almoço]
Sáb./Dom./Feriados: 13:30h - 18:30h

» Ficha de Inscrição AQUI

sexta-feira, 1 de maio de 2009

"A Troca" | CineClube da Feira

Domingo 03 Maio 2009
21h45

Auditório Biblioteca Municipal

Clint Eastwood
EUA 2008
141'



Christine Collin (Angelina Jolie) é uma mãe que reza fervorosamente para que o seu filho Walter (Gattlin Griffith) volte para casa. O menino foi sequestrado numa manhã de sábado, após ela ter saído para trabalhar. Com a ajuda do reverendo Briegleb (John Malkovich) e após meses de buscas intensas, finalmente, a polícia diz ter encontrado o menino. Mas algo está errado no seu coração, Christine (Angelina Jolie) insiste e desconfia que aquele menino não é o seu filho.

Manhãs Vivas 2009

Aeróbica, insufláveis, parede escalada, slide, badminton, target shoot e jogos tradicionais. Todos os domingos, de 10 de Maio a 14 de Junho, o programa "Manhãs Vivas" leva exercício físico e muita animação a oito freguesias do concelho de Santa Maria da Feira. As actividades decorrem das 09h30 às 12h00 e a participação é gratuita.

A edição deste ano das "Manhãs Vivas" apresenta algumas novidades. Desde logo, a adesão das freguesias de Lobão e Rio Meão a este programa municipal de promoção do exercício físico. Por outro lado, na envolvente das Piscinas Municipais de Santa Maria da Feira, o programa contemplará exclusivamente actividades de yoga e tai-chi. Outra novidade é a demonstração de actividades de break dance, artes circenses, dança urbana, dança infantil e jambé em todas as freguesias envolvidas, pela Associação da Mata. O calendário de demonstrações é o seguinte: 10 de Maio, em Argoncilhe; 17 de Maio, em Caldas de S. Jorge; 24 de Maio, em Lourosa; 31 de Maio, em Rio Meão; 07 de Junho, em Lobão; e 14 de Junho, em Mozelos.

Para além de praticarem exercício físico, os participantes das "Manhãs Vivas" habilitam-se a ganhar prémios. Os participantes terão direito a um cupão de participação em cada uma das sessões. O sorteio Sport Rox é no dia 14 de Junho, em Mozelos, no decurso da festa de encerramento do programa.

Em Argoncilhe, as "Manhãs Vivas" realizam-se junto à Capela da Senhora das Neves; em Caldas de S. Jorge, junto às Termas; em Lourosa, no Parque da Cidade; em Milheirós de Poiares, na Zona de Lazer do Outeiro; em Mozelos, no Parque do Coteiro; em Lobão, no Largo do Eleito Local; em Rio Meão, no Largo de Santo António; e em Santa Maria da Feira, na envolvente das Piscinas Municipais.

O programa "Manhãs Vivas" é promovido pela Câmara Municipal de Santa Maria da Feira, em parceria com as associações locais e juntas de freguesia envolvidas.

Louroteatro | 2 Maio

2 Maio 2009
21h30
Salão da Lourocoop
O PECADO DE JOÃO AGONIA, de Bernardo Santareno
Encenação de Manuel Ramos Costa
Pelo TEM – Teatro Experimental de Mortágua – Mortágua

Esta peça aborda a pressão do grupo sobre o indivíduo impossibilitado de fugir às regras “morais”, determinadas pela comunidade em que vive.
No final ouvem-se os gritos da mãe do protagonista, ao descobrir que seu filho foi morto pelos parentes para apagar do seio da família a mancha do seu “pecado”.

"Warsaw Dark" de Christopher Doyle na Cerimónia de Abertura do FEST 2009

Warsaw Dark é a segunda longa metragem de Christopher Doyle como realizador, mas ele já é conhecido pelo seu fantástico estilo visual. Reconhecido como um dos melhores directores de fotografia da actualidade, já trabalhou em filmes como That Day, On the Beach, 2046, Hero and In the Mood for Love, tendo já colaborado com vários realizadores de topo, Incluindo Gus Van Sant e M Night Shyamalan, no entanto é especialmente conhecido pela sua cooperação com Wong Kar-Wai, a qual já dura desde a vários anos.

Este filme será apresentado no dia 21 de Junho, e compete na secção do Castelo de Prata.

@ FEST.pt

Santa Maria da Feira