terça-feira, 29 de setembro de 2009

Casting "Terra dos Sonhos" 2009

A organização da Terra dos Sonhos vai realizar no próximo dia 10 de Outubro, no Cine Teatro António Lamoso, em Santa Maria da Feira, um Casting para seleccionar Figurantes/Actores (m/f), maiores de 16 anos. As incrições para o casting decorrem entre 28 de Setembro e 06 de Outubro. A magia da Terra dos Sonhos conta consigo! Poderá digitalizar a ficha de inscrição e enviá-la para cristina@feiraviva.com, por fax para o 256 330 909, poderá enviar os dados solicitados na ficha de inscrição para o mesmo email ou poderá fazer-nos chegar a ficha de inscrição por correio para a morada da Feira Viva, cultura e desporto, E.E.M.

Museu de Lamas - Outubro

► III Concurso de Artes Plásticas Figuras Recriadas
No âmbito do reconhecimento e reorganização do espólio do Museu de Santa Maria de Lamas (MSML), foram identificados e removidos diversos elementos acrescentados sem critério ou qualidade à colecção original durante as últimas décadas dos quais destacamos um número considerável de anjos em gesso. Procurando aproveitar estas peças e simultaneamente apostando na divulgação do Museu, o MSML promove desde 2006 o Concurso de Artes Plásticas “Figuras Recriadas”. No presente ano (2009/2010), o Museu pretende realizar a terceira edição do Concurso dirigido à população sénior. O Concurso consistirá na livre decoração artística das referidas imagens, fomentando desta forma a criação artística, o potencial imaginativo e a saudável ocupação dos tempos livres dos seniores participantes.

► A Voz dos Instrumentos - Pedro e o Lobo, de Prokofiev
Museu de Santa Maria de Lamas
01 a 29 de Outubro – Segunda a sexta-feira – 10h às 12h ou 14:30h às 16:30h
Público-alvo: 4 aos 15 anos/seniores.
Ingresso: 2€. Marcação prévia.
No mês em que se celebra o Dia Mundial da Música e o Dia Internacional do Idoso (1 de Outubro), convidamos as crianças e os seniores a assistir à aventura musical Pedro e o Lobo de Prokofiev, nas instalações do Museu de Santa Maria de Lamas. A história – texto e música - será acompanhada por um teatro de sombras e, no final, será entregue um caderno pedagógico sobre a história e os instrumentos musicais ouvidos. Haverá também uma Oficina de Instrumentos Musicais, construídos com materiais recicláveis e muitas colagens!

domingo, 27 de setembro de 2009

"Histórias de Caçadeiras" | CineClube da Feira

27 Setembro
21h45
Auditório Biblioteca Municipal
Santa Maria da Feira

Jeff Nichols
USA, 2008

Shotgun Stories segue um conflito que irrompe entre dois grupos de meio-irmãos a seguir à morte do pai. Com os campos de algodão e as estradas pequenas do Sudeste do Arkansas como pano de fundo, estes irmãos descobrem até onde estão dispostos a percorrer para proteger a sua família.

sábado, 19 de setembro de 2009

Yordano di Monza

4 Outubro
Centro Luso Venezolano

Nogueira da Regedoura
Santa Maria da Feira


quinta-feira, 17 de setembro de 2009

quarta-feira, 16 de setembro de 2009

Desfolhada Fornos

Desfolhada Espargo

No próximo sábado, dia 19 de Setembro pela 21H, a associação Abrir Horizontes em colaboração com o rancho fólclórico Andorinhas de Espargo, convida todos os Esparguenses a participarem numa desfolhada tradicional folclórica no arraial da Igreja da freguesia!

terça-feira, 15 de setembro de 2009

Máfias e Mercado Global - Simpósio Santa Maria da Feira

19 Setembro
15h00
Auditório da Biblioteca Municipal

Roberto Saviano, jornalista infiltrado no império económico da máfia napolitana, autor do livro “Gomorra”, vai estar no auditório da Biblioteca Municipal de Santa Maria da Feira, no sábado, dia 19 de Setembro, às 15h00, para falar de “Máfias e mercado global”. A par do jornalista e escritor italiano, que vive desde há alguns anos sob protecção policial permanente, vai estar Mário Mendes, secretário-geral do Sistema de Segurança Interna, que desempenha um papel institucional de primeiro plano na luta contra o crime organizado. O encontro é moderado pelo jornalista e comentador Carlos Magno.

Desde a primeira edição, realizada no ano 2000, que o Simpósio de Santa Maria da Feira debate temas ligados à actualidade internacional. Nesta oitava edição, será abordada a problemática da proliferação de fenómenos criminais de tipo mafioso e o papel dos processos de globalização no favorecimento e expansão de tais fenómenos. Do tráfico de drogas às “novas máfias” e ao “crime transnacional”, passando pela crise da legalidade internacional, com a comparação entre guerras e terrorismos, no mundo contemporâneo cruzam-se problemas que, frequentemente, são encarados como estereótipos enganosos ou com paradigmas parciais e inadequados.

Com o livro “Gomorra”, Roberto Saviano demonstrou como o fenómeno mafioso opera actualmente de modo absolutamente transnacional e sobretudo como o mercado, também o lícito, utiliza o crime organizado para incentivar os lucros. Por causa das suas revelações - Saviano cita nomes e lugares no seu primeiro livro, que rapidamente se transformou num best seller - o jornalista vive desde há alguns anos sob protecção policial permanente.

Depois de Salman Rushdie, que esteve no Simpósio de Santa Maria da Feira em 2006, Roberto Saviano é o segundo escritor perseguido que marca presença neste encontro.

Recorde-se que já participaram neste Simpósio personalidades como Eduardo Lourenço, Francesco Alberoni, António Di Pietro, Vasco Graça Moura, José Saramago, Oliviero Toscani, Gianni Vattimo, Giuliana Sgrena, Salman Rushdie, Bernard Henry-Lévy, Paul Rusesabagina e Fernando Savater, entre outros, que abordaram temas da actualidade internacional.

Como escreve Renzo Barsotti, coordenador do Simpósio, no livro de actas 2005-2008, “este encontro, de algum modo fiel ao seu modelo grego antigo, pretende ser, através da conversação e do diálogo entre cidadãos, um instrumento de conhecimento e de interpretação da realidade em que vivemos”. Alfredo Henriques, presidente da Câmara Municipal, salienta, na mesma publicação, que “ninguém fica indiferente aos grandes nomes da cultura mundial que, todos os anos, participam no Simpósio e à relevância dos temas abordados em cada uma das edições”. Carlos Magno, jornalista e comentador, que modera este encontro desde a primeira edição, evidencia que “os temas aqui tratados revelam as complexidades do mundo actual e a urgência de um olhar cruzado sobre os desafios do presente”, sublinhando que estes encontros “todos os anos trazem o Mundo à Feira”.

Por questões de segurança, e dado que haverá controlo de acesso, os participantes do Simpósio terão de apresentar o Bilhete de Identidade/Cartão de Cidadão e deverão comparecer na Biblioteca até às 14h00, para que se proceda à respectiva identificação.

segunda-feira, 14 de setembro de 2009

Atlas Santa Maria da Feira

25 Anos - Grupo de Dinamização Cultural de Mozelos

Festa Convívio - Tri-geminação Cultural

20 Setembro
15h30
Salão da Tuna Musical Mozelense

Mozelos – S. M. Feira
Mozelos – Viseu
Mozelos – Paredes de Coura

Tuna Musical Mozelense
Cantigas do Talégre – GDC.M
Grupo de Hip Hop – GDC.M
AMOS – Associação de Mozelos – Viseu
Escola de Taekwondo Raúl Passos
ACRDM – Paredes de Coura

domingo, 13 de setembro de 2009

EXPOAVENTURA '09 - Edição Outdoor

2 a 5 Outubro
Europarque
Santa Maria da Feira

O já longo histórico da EXPOAVENTURA inicia-se com o TURBO CLUBE a realizar a primeira edição em Outubro de 1998. O inquestionável impacto que o certame teve, ficou como um marco indelével no percurso do TT em Portugal.
O pioneirismo deste evento contou com a entrega apaixonada de muitos amantes, clubes e associações ligadas ao todo-o-terreno e aos desportos de aventura, numa dinâmica nunca até então verificada e que se traduziu num conjunto de realizações e actividades exteriores que envolveram a exposição in-door, prendendo irremediavelmente quem esteve presente, de tal forma que ano após ano os aficionados foram cimentando uma verdadeira paixão que os levou a eleger a EXPOAVENTURA como a “Meca” do TT e da aventura.
Neste já longo caminho percorrido, foi de vital importância o envolvimento dos agentes industriais e comerciais ligados ao sector, ocupando as naves de exposição do EUROPARQUE, numa mostra dos seus produtos e serviços, fazendo assim divulgação das suas empresas, levando ao conhecimento do publico consumidor as novidades que foram surgindo no âmbito do todo-o-terreno e dos desportos de aventura.
Prosseguindo no propósito iniciado em 1998, a EXPOAVENTURA terá a sua 11ª edição, de 2 a 5 de Outubro próximo, numa renovada aposta do TURBO CLUBE.
Considerando as actuais circunstâncias económicas e de mercado que o país atravessa, a presente edição, tendo em conta os interesses, tanto dos expositores como do público, aposta num figurino outdoor, o que obrigará a uma limitação do numero de expositores, que por isso ficam posicionados junto das actividades que irão decorrer. Libertando desta forma as naves de exposição, é possível brindar os adeptos do evento com uma redução para a metade no custo do ingresso. As entradas da presente edição, ficam assim fixadas em 2,5€.
Deixamos aqui o convite para se associar aos muitos milhares de visitantes que irão estar presentes na edição 2009 da EXPOAVENTURA, para uma nova festa do todo-o-terreno e do desporto de aventura.

sábado, 12 de setembro de 2009

"Ou Morro ou Fico Melhor" | CineClube da Feira

13 Setembro 2009
21h45
Auditório Biblioteca Municipal

Laurence Ferreira Barbosa
França 2008

Quando o pai abandona a família, Martial, um rebelde de 16 anos, tem de se mudar com a mãe para um apartamento mais pequeno. A separação dos pais e a adaptação a um novo local exacerbam o isolamento do adolescente e o seu ódio ao mundo. Na escola, Martial lida dificilmente com a ideia de fazer novos amigos e aproxima-se de um par de gémeas, Colette e Ernestine. Os três embarcam em aventuras que rapidamente se transformam num desvio perturbante...

sexta-feira, 11 de setembro de 2009

quarta-feira, 9 de setembro de 2009

Ciclismo para Todos 2009

Ciclo Anteriana

12 Setembro
Auditório Biblioteca Municipal
21h30

entrada livre

A primeira parte do espectáculo ‘Ciclo Anteriana’ será preenchida com uma breve conferência alusiva à obra poética de Antero de Quental (1842-1891), a cargo de Cândido Oliveira Martins, professor da Universidade Católica Portuguesa, doutorado em Teoria da Literatura.

Na segunda parte vai realizar-se um concerto comentado de canto e piano com a soprano Maria João Matos e o pianista João Lima, comentado por Miguel Leite, no qual será apresentado o ‘Ciclo Anteriana’, constituído por 13 sonetos de Antero de Quental musicados pelo compositor feirense Alberto Toscano.

Paralelamente, serão projectadas imagens ilustrativas dos autores, bem como cada um dos sonetos levados a palco. Antecedendo cada uma das partes deste ciclo, Miguel Leite dará breves explicações sobre a obra musical e abordará a vida e a obra do compositor. Antes de cada peça serão lidos os sonetos que constituem o ‘Ciclo Anteriana’.

Este espectáculo é um projecto cultural novo, que associa música, literatura e poesia, assumindo-se como uma audição moderna do ‘Ciclo Anteriana’, obra estreada nos anos 30 do século XX nos Açores e recriada unicamente há cerca de 20 anos pela soprano Elvira Archer, com a mais-valia de ser um concerto comentado. Por outro lado, vai apresentar uma composição do ilustre feirense Alberto Toscano.

sexta-feira, 4 de setembro de 2009

Futevolei - Fornos


É já no próximo fim de semana (12 e 13 de Setembro) que se irá realizar em Fornos aquele que será o 1º Torneio de Futevolei de Fornos.

As Regras são simples e bastante similares às que conhecemos do voleibol.
Cada equipa tem 2 atletas de cada lado.
Só são permitidos três toques em cada lado do campo.
O serviço é efectuado com a bola colocado na areia e pontapeada para o outro lado.
As partes do corpo que são permitidas entrar em contacto com a bola são as mesmas do futebol (ou seja, não se pode usar os membros superiores)

Entretanto o recinto para poderem praticar para o torneio já está operacional e pronto a usar. A rede ainda necessita de um ajuste mas não é muito substancial.

Como é habitual podem-se inscrever no Bar do Parque, pelo e-mail Ass.fornoscresce@gmail.com ou pelo telemóvel 918218192.
Inscrevam-se o mais rapidamente possível pois as inscrições encerram no dia 11 de Setembro pelas 20horas, sendo o sorteio às 22 horas do mesmo dia.

quarta-feira, 2 de setembro de 2009

Novo Ano Lectivo arranca no Orfeão da Feira

O Orfeão da Feira está a preparar o arranque do novo ano lectivo.
A Oficina d’Artes reserva algumas novidades, alargando o leque de instrumentos que ensina e novos cursos e formações periódicas nas mais diversas artes, desde a Música ao Teatro, Dança e Pintura.
O corpo docente, devidamente especializado, que este ano introduz o acordeão, a guitarra portuguesa e a flauta de Bisel no conjunto dos instrumentos que vai ensinar, será apresentado no próximo dia 12, pelas 11h00, no Salão Nobre do Orfeão da Feira.
Na ocasião serão divulgados os horários de funcionamento das turmas colectivas e os alunos poderão marcar os seus horários das classes individuais.
Os interessados em frequentar a maior escola de artes do concelho de Santa Maria da Feira poderão ainda inscrever-se aproveitando a segunda fase de matrículas que decorre até o próximo dia 11.
Recorde-se que este ano lectivo o plano de formação foi reforçado com novos cursos e acções de formação nas diferentes expressões da arte fazendo do Orfeão da Feira uma instituição com méritos reconhecidos.
Durante o mês de Setembro estão também abertas as inscrições para a Orquestra orff, Coro infantil, Leitura Musical para Adultos e Teatro, Todas estas actividades são de frequência gratuita.
A oferta formativa, a oportunidade e comunicação entre diversas áreas artísticas na mesma escola – Música, Teatro, Dança e Pintura – a par da sua localização num espaço central da cidade-sede do Concelho e os descontos proporcionados a irmãos, são alguns dos argumentos que ajudam a explicar os resultados que a Oficina d’Artes vem alcançando.
Esclarecimentos e informações adicionais podem ser obtidos na secretaria do Centro de Cultura e Recreio do Orfeão da Feira, ou através do telefone 256 363 430.

terça-feira, 1 de setembro de 2009

Zig Zag ao Vivo - A Grande Viagem

28 e 29 Novembro 2009
11h e 15h
Europarque

Depois do enorme êxito do ano passado, em que milhares de crianças vibraram ao verem os seus heróis ao vivo e a cores, o “Zig Zag ao Vivo” está de volta com um novo espectáculo.

Composto por divertidas músicas, muito ritmo e inúmeros efeitos especiais, este musical foi desenhado para permitir uma maior proximidade e interactividade entre as crianças e os seus heróis favoritos. Miffy, Irmãos Koala, Pocoyo, Carteiro Paulo, Harry e o Balde dos Dinossauros, Ovelha Choné, Little People e Ilha das Cores são algumas das muitas surpresas que irão surpreender miúdos e graúdos.

Apresentado por Pedro Leitão, esta nova edição do “Zig Zag ao Vivo” explora de forma divertida o tema A GRANDE VIAGEM. Uma história encantadora, aliada a uma grande produção, que promete voltar a encantar a pequenada!

Nao perca esta oportunidade e compre ja bilhetes para toda a familia. Preços a partir dos 15€.

Santa Maria da Feira