quarta-feira, 20 de julho de 2011

Cortejo de Cavaleiros [Mosteiro de Grijo » Castelo da Feira]


No dia 23 de Julho, pelas 19h00, D. João Peculiar, uma das três figuras do cartaz da edição deste ano da Viagem Medieval, acompanhado por 50 cavaleiros, parte em cortejo desde o Mosteiro de Grijó até ao Castelo da Feira, onde será recebido por D. Afonso Henriques, personagem central do evento. “Encontro com a História” é a designação deste cortejo que une historicamente os concelhos de Vila Nova de Gaia e Santa Maria da Feira. Um percurso com cerca de 21 quilómetros que abrange as freguesias de Grijó, Mozelos, Santa Maria de Lamas e S. João de Ver.

Inserido na XV edição da Viagem Medieval em Terra de Santa Maria, o cortejo “Encontro com a História” é o ponto de partida para o arranque da maior recriação histórica do país que este ano decorre de 28 de Julho a 7 de Agosto, no centro histórico de Santa Maria da Feira.

Os acontecimentos e as personagens que mais contribuíram para a afirmação do poder régio e soberano de D. Afonso Henriques e para a concretização da independência de Portugal serão o mote para onze dias de recriações e animação.

Hora de partida: 19h00

Percurso: Mosteiro de Grijó » Grijó (Rua do Ermo, Rua da Farrapa, Rua das Costeiras e Rua dos Lagos) » Mozelos (Avenida das Alminhas, Rua da Lavoura, Alameda Alfredo Henriques, Rua de Mozelos e Rua José Santos Cardoso) » Santa Maria de Lamas (Rua de Santa Maria e Rua de S. José) » S. João de Ver (Av. Dr. Francisco Sá Carneiro) » Santa Maria da Feira (Av. 5 de Outubro, Rua Prof. Egas Moniz, Rua António Castro Corte Real, Alameda Dr. Roberto Vaz Oliveira) » Castelo de Santa Maria da Feira

Previsão de hora de chegada: 21h30

Viagem Medieval 2011: Spot TV

quarta-feira, 13 de julho de 2011

Facetas da vida de Afonso Henriques em exposição

De 14 de Julho a 14 de Agosto, o Museu Convento dos Lóios, em Santa Maria da Feira, tem patente ao público uma exposição temporária sobre algumas facetas da vida de D. Afonso Henriques. A exposição, designada de “Afonso Henriques – Facetas de um homem”, está inserida na XV edição da Viagem Medieval em Terra de Santa Maria.

A exposição apresenta três facetas da vida de um homem que se propôs fundar um reino, recorrendo a diversas estratégias, não só militares, como também políticas e diplomáticas. Partindo de um pequeno território, Afonso Henriques conquistou passo a passo, terras e lugares cobiçados por tantos, dando início à formação de um dos reinos mais antigos da Europa.
Esta história de sucesso será contada através de uma série de documentos, gravuras, litografias fac-similados, concedidos por vários organismos nacionais, nomeadamente a Biblioteca Nacional, Arquivo Nacional da Torre do Tombo, a Sociedade Martins Sarmento e a Câmara Municipal de Ourique, que serão associados a um conjunto privilegiado de peças datadas do séc. XII/XIII, oriundo de colecções do Museu Militar de Lisboa e dos Museus Municipais de Barcelos, Baião, Torres Novas, Mértola e Silves que, ao cederem os seus artefactos, ajudaram a dar corpo a esta iniciativa.

Informações | Exposição
Local:
Museu Convento dos Lóios (Santa Maria da Feira)
Inauguração: 14 de Julho, às 17h00
Patente: de 14 de Julho a 14 Agosto
Horário: . de 14 a 28 de Julho e de 08 a 14 Agosto: (terça a sexta-feira) 09h30»18h00; (sábado e domingo) 14h30»17h30;
. de 29 de Julho a 07 de Agosto: 15h00 às 23h00
Entrada: Livre

segunda-feira, 11 de julho de 2011

Sentir o Zoo com Emoções ao Cubo

17 de Julho estreia a “Visita Sensações”


Cantos e recantos por todo o Zoo mostram surpresas prontas para serem descobertas. No próximo dia 17 de Julho, o Zoo de Lourosa estreia a “Visita Sensações”. Um conceito de visita ao parque que explora o lado lúdico-pedagógico da mais comum visita guiada, que se assume como uma verdadeira provocação dos sentidos, em que, com a ajuda de um carrinho e de um guia muito especiais, tudo poderá acontecer, tudo se poderá sentir!

Para lá de muita cor, divertimento e animação, a “Visita Sensações” promete mostrar um lado menos explorado daquilo que é o conceito de uma visita a um parque zoológico, apelando a que o visitante tenha um papel de protagonista.

De um cubo mágico a um dado em tamanho XL, passando pelas letras coloridas e pelos frutos divertidos, até ao cubo do sorriso, muitas são as surpresas que estão por de trás desta “Visita Sensações”.

Mais um desafio que o Zoo de Lourosa lhe deixa: No próximo dia 17 de Julho, durante a tarde, venha sentir emoções ao cubo, quadrados de encanto e muitas coisas novas para descobrir!

No Zoo de Lourosa Recriamos habitats, Reproduzimos espécies e Reciclamos conhecimentos. Há um mundo de vida selvagem à sua espera!

sábado, 9 de julho de 2011

"El Tango" | Pietrodarchi & Lucini


No próximo dia 17 de Julho, Domingo, às 19.00 horas, o Orfeão da Feira tem a honra de apresentar o espectáculo mundialmente aclamado – El Tango.

El Tango nasce do feliz encontro de Mário Pietrodarchi (Bandeonista) e Luca Lucini (Guitarrista) e conta com a participação do Feirense Fernando Lima.
O duo Pietrodarchi Lucini é oriundo de Itália, país onde estabeleceu contacto com Fernando Lima – Luthier radicado em Cremona (Itália). A participação que Fernando Lima, construtor de instrumentos de corda e natural de Santa Maria da Feira, estabelece-se através dos seus instrumentos dado que tanto Pietrodarchi como Lucini tocam, por todo o Mundo, com instrumentos construídos por Fernando Lima.

O Tango é a sedução, o diálogo sem palavras e o romance. Nasce no final do século XIX combinando uma mistura de ritmos provenientes dos subúrbios de Buenos Aires e estará em Santa Maria da Feira no Salão Nobre do Orfeão da Feira no próximo dia 17 de Julho, Domingo, às 19.00 horas - os bilhetes estão disponíveis na Secretaria do Orfeão da Feira.

Mais informações através dos contactos 256 363 430 / 918 616 400 ou orfeaodafeira@gmail.com.

segunda-feira, 4 de julho de 2011

Ruca e a Festa Surpresa


8 Outubro 2011
15h
Grande Auditório do Europarque

O Ruca em tour por Palcos Portugueses com o espectáculo “Ruca – A Festa Surpresa”
Ruca promete espalhar alegria junto dos mais pequenos numa tour inédita por 10 salas de Norte a Sul do Pais!
O espectáculo musical “Ruca - A Festa Surpresa”- chega aos palcos portugueses já no próximo mês de Outubro.
A mãe do Ruca faz anos e tinha planeado fazer um simples jantar em família. O Ruca decide surpreendê-la e organizar uma festa surpresa.
Ele adora festas de aniversário. São sempre muito divertidas, com muitos jogos e amigos para brincar.
Mas de que tipo de festa surpresa a sua mãe gostaria!? Como os seus pais já pertenceram a uma banda e adoram concertos, o Ruca decide fazer um concerto para a sua mãe. E cria uma banda com a ajuda dos seus amigos e da sua irmã Rosita, da qual ele é o guitarrista.
São 60 minutos de diversão, música e muitas surpresas especiais, que prometem encantar toda a Família.
Num novo formato pensado para introduzir os mais pequenos ao teatro, este espectáculo promete uma grande interacção entre a história em palco e a audiência.
O Ruca é um menino de quatro anos cheio de imaginação. Ele ajuda todas as crianças a descobrir e compreender o mundo que as rodeia, através de divertidas aventuras e colocando especial ênfase em valores como a cooperação, a amizade e a família.
Será que o Ruca e os seus amigos conseguem ensaiar a tempo e preparar-se para o concerto? Vem ajudar o Ruca a preparar esta grande Festa!

Preços:
Os Preços variam entre os 16 e os 20 Euros. (com tarifa única em algumas localidades)
Preços Especiais para Famílias: pack de 4 bilhetes a 50€ (cada bilhete a 12,50€)

domingo, 3 de julho de 2011

"Cinema", by All About Dance


22 e 23 Julho 2011
22h
Grande Auditório do Europarque

Bilhetes à venda AQUI.

No ano em que celebra 10 anos de existência e em que inaugura as suas novas instalações em Santa Maria da Feira, a Academia All About Dance presenteia o seu público com um espectáculo sobre o Cinema, orquestrado por 10 dos seus coreógrafos e interpretado por mais de 300 bailarinos. Cinema é, pelo seu enquadramento, um espectáculo dominado por um forte sentimento de nostalgia que contagiará garantidamente todo o auditório ao ritmo dos grandes momentos da história da sétima arte. Hitchcock, Fellini, Chaplin, Kubrick, George Lucas, Tarantino, Almodovar e Tim Burton são apenas alguns dos pontos de passagem sugeridos pela All About Dance.

Santa Maria da Feira