terça-feira, 29 de novembro de 2011

Tereza Salgueiro

Sábado, 28 de Janeiro de 2012
21h30
Cine Teatro António Lamoso


Quatro álbuns a solo e cinco anos depois da sua saída dos Madredeus , a ex vocalista da mítica banda, considerada uma das melhores vozes do mundo, regressa a Santa Maria da Feira, para uma das ultimas apresentações da tournée mundial do seu espectáculo – “Voltarei à Minha Terra”
A convite do município, no âmbito das celebrações do evento municipal - Festa das Fogaceiras 2012.
O concerto terá lugar no CineTeatro Antonio Lamoso, Sabado 28 de Janeiro, ás 21h45

- " Voltarei á minha terra " -
Não é só o novo espectáculo de Tereza Salgueiro. É a sua nova viagem pelo imaginário da memória colectiva da música Portuguesa. A artista desliza entre paisagens brilhantes e infinitas, envolta pela luminosidade da sua voz cristalina, revelando-nos ecos distantes e os mistérios da Saudade...
Este Universo poético, nascido de palavras e sentimentos portugueses, convida- nos a respirar os ritmos de uma música doce e intensa, ao mesmo tempo que nos seduz numa delicada teia de desejos, esperanças e sonhos.
Não é só um espectáculo...é uma experiencia única...Imperdível...

M/6
80 mnts sem intervalo

Ficha artística:
Tereza Salgueiro
Carisa Marcelino | Acordeão
André Santos | Guitarra Clássica
Óscar Torres | Contrabaixo
Rui Lobato | Percussão

Bilhetes á venda no posto de turismo da cidade
12€ (doze euros) até 30 Dezembro
14€ (catorze euros) a partir de Janeiro

+ Informação:
www.cm-feira.pt
gab.turismo@cm-feira.pt
Tlf 256 370 802/820
Tlm 925 433 082

segunda-feira, 28 de novembro de 2011

Lançamento do Livro "A Minha Janela"


Circo Merito

1 a 4 Dezembro 2011
Av. 25 de Abril [junto aos bombeiros]
Santa Maria da Feira

1 Dezembro - 16h e 21h30
2 Dezembro - 21h30
3 Dezembro - 16h e 21h30
4 Dezembro - 16h



sexta-feira, 25 de novembro de 2011

Pai Natal chega à Terra dos Sonhos a 1 de Dezembro



A expectativa é enorme e, pela 4ª edição consecutiva, prepara-se o grande momento da chegada do Pai Natal à Terra dos Sonhos. Falta menos de uma semana para que o Pai Natal, os habitantes da Lapónia, os brinquedos, piratas, princesas e até grandes tesouros passem a habitar o mundo mágico da Quinta do Castelo em Santa Maria da Feira.

Quem chega também com o Pai Natal é uma rena de verdade! Mais uma novidade a não perder! O grande dia está envolto em azáfama, tudo tem de estar perfeito para que possamos garantir que os sonhos vivam soltos num dia único.

Assim, no dia 1 de Dezembro a Quinta do Castelo abre as suas portas, com as áreas temáticas em pleno funcionamento, pelas 9:30h. O programa Praça da Alegria terá início pelas 10:00h e prolonga-se até às 13:00h.

A RTP transmite a partir de Santa Maria da Feira, na íntegra, o programa Praça da Alegria – Especial Terra dos Sonhos, com a chegada do pai Natal, onde se mostrarão os mais emblemáticos recantos e as histórias mais apetecíveis da Terra dos Sonhos.

Esperamos por si para fazer deste dia um dia único e memorável para todos! Venha sonhar connosco!

Festa de Natal - Associação Abrir Horizontes


terça-feira, 22 de novembro de 2011

Noite de Fado


3 Dez | 22.00 | Salão Nobre do Orfeão da Feira

Na próxima noite de 3 de Dezembro (Sábado), pelas 22 horas, o Orfeão da Feira traz o Fado à Cidade e convida-o a assistir a um memorável espectáculo dedicado ao Fado. 
Seis Vozes de Excelência (Constantino Soares,Joaquim Albano, Mafalda Campos, Inês Gonçalves, Fernando Almeida e Vanessa Almeida) e dois grupos de Guitarristas um liderado por Paulo Gomes acompanhado à viola por Bruno Brás e o outro liderado por José António acompanhado à viola por Ramiro Valente em mais de 2 horas de espectáculo dedicado ao Fado e a si!

Torneio Santa Catarina 2011 [Futebol de 5]


quinta-feira, 17 de novembro de 2011

EM BOA COMPANHIA

7 de Dezembro de 2011
21:30

Cine-Teatro António Lamoso


PVP do bilhete único: 3,50 euros
Será possível compra no Posto de Turismo de Santa Maria da Feira
Reservas em info.emboacompanhia@gmail.com (basta indicação do nome e número de bilhetes a reservar; levantamento a partir de 1 hora antes do horário do espectáculo)

Este espectáculo não é uma revolução, coisa de vanguarda, não. Este é um espectáculo de “Venham mais cinco”, cheguem perto, de partilha de canções com amigos de um e outro lado do palco. Tem à mistura poesia da boa, da nossa língua e ritmos que convivem numa relação tão louca quanto antiga. Tem erudito e popular. Tem Portugal e Brasil e além. Tem músicos convidados que são, sozinhos, um concerto.
“Em boa companhia” é intimista quando acontece em salas grandes, é sala de estar, é barzinho em qualquer lugar. É “deixa-me mostrar-te isto”, “esta parte do verso é linda não é” “e se fizéssemos diferente”.
“Em boa companhia” é fazer as canções que apetece, dos consagrados e dos recém-chegados, das festivas e das magoadas. É fazer as canções que apetece na esperança que apeteça ao público também.

André Machado - Músico auto-didacta. Guitarrista tanto de Coimbra como Lisboa e, fundamentalmente, do Porto. Extraordinário bandolinista. Membro fundador dos Vínicius e Outros Vícios.

Catarina Silva – Pianista de formação, que deu uma facadinha carinhosa no teclado pelo arco do Violoncelo. Membro de várias orquestras sinfónicas. Na música popular destaca-se pelo trabalho com os Hepta e os Alma.

Joaquim Carvalho – Pianista erudito, formado pelo Conservatório Europeu de Paris, especialista raro na obra de Villa-Lobos. Reiventor de reportório popular americano, sul-americano e português em projectos como Eles por Nós ou Hepta.

João Sousa - Multi-instrumentista surpreendente, guitarrista de preferência, compositor, fundador dos Venus Lovers, Aquarela e membro dos Hepta.

João Soromenho – Guitarrista conhecido pelo sentido apurado de tempo, pela sobriedade harmónica e pela mão direita que soa contra-baixo ou orquestra. Membro fundador dos Vinicius e Outros Vícios.

Mafalda Campos - Interprete de muitos timbres, de muitas cores, cantora lírica e professora de canto. Traz a palco uma olhar sem preconceito sobre o popular e o erudito e espanta-nos com sonoridades e afinidades que não são típicas de uma soprano com recursos semelhantes.

Rodrigo Barros – Professor de Guitarra Clássica, pedagogo inspirado, compositor e cantor. Fundador de projectos musicais fundamentais, dos quais se destacam os Hepta e os Acousticall.

Teresa Oliveira: Cantora erudita e popular, com o curso superior de canto pelo Conservatório de Música do Porto. Vocalista do projecto Aquarela.

Tiago Gomes: Guitarrista Clássico com estudos no Conservatório de Gaia, Conservatório do Porto e Escola Superior de Música. Arranjador e Director musical de agrupamentos populares. Fundador dos VEOV e membro dos Hepta.

quarta-feira, 16 de novembro de 2011

Zoo de Lourosa: Operação “Pelicanos & Companhia” estreia a 26 e 27 de Novembro


Zoo de Lourosa apresenta as mais novas aquisições da colecção 

São dois, um casal de Pelicanos Brancos que literalmente tomou conta do lago do Zoo de Lourosa, uma espécie majestosa e que vem acrescentar valor à colecção das cerca de 500 aves, de 150 espécies, já existentes no parque. 

Os Pelicanos Brancos são residentes no Nordeste do continente africano e da África Subsaariana, bem como no Iraque e Norte da Índia. Reproduzem-se desde o Este da Europa até ao Oeste da Mongólia. Como habitat preferencial têm lagos e lagoas ou deltas de grandes rios, de águas doces ou salobras, ocupando por vezes habitats marinhos. Tendo isto em conta, naturalmente que o seu alimento de eleição é o peixe, comendo em média 1,5kg deste alimento por dia. O macho desta espécie pode ter um porte de 175cm e chega a pesar 15kg, tendo a fêmea um porte menor de cerca de 148 cm e atingindo os 9kg. 

Os Pelicanos distinguem-se das outras aves pelo facto de possuírem os quatros dedos das patas unidos por uma membrana interdigital, a sua forma de colecta de alimento está envolta na curiosidade desta ave pescar de forma cooperativa, nadando em grupos. Dispõe-se em linha ou em forma de “U” e encaminham o peixe para águas pouco profundas, batendo com as asas na superfície. 

No próximo fim-de-semana de 26 e 27 de Novembro apresentamos as novas aves aos visitantes, sob o mote da operação “Pelicanos & Companhia”, pelas 15:30h, acção que decorrerá todos os fins-de-semana, sendo uma actividade gratuita, onde o visitante saberá estas e outras curiosidades desta espécie e de outras aves aquáticas que com eles coabitam.

terça-feira, 15 de novembro de 2011

Drive | Ante-Estreia no Cineclube da Feira

Domingo 20 Novembro 2011
21h30
Auditório Biblioteca Municipal
Apresentação do 15º Festival de Cinema Luso-Brasileiro


segunda-feira, 14 de novembro de 2011

Mapa Terra dos Sonhos 2011


FILARMONIA AO MAIS ALTO NÍVEL – 5ª Edição

20 Novembro 2011
15h30
Grande Auditório do Europarque

Banda Filarmónica Associação H.B.V. de Vimioso
Banda de Música de Carlão
Associação Cultural do Couto Mineiro do Pejão
Banda Musical Leverense

BCN | Ponto amarelo em fundo negro (com observador)

17, 18 e 19 Novembro
Cine-teatro António Lamoso



Vai ter a sua estreia absoluta no próximo dia 17 de Novembro, seguindo-se espectáculos a 18 e 19, o espectáculo PONTO AMARELO EM FUNDO NEGRO (COM OBSERVADOR), de Andreas Dyrdal. As apresentações terão lugar no Cine Teatro António Lamoso, em Santa Maria da Feira, pelas 21:30h.

PONTO AMARELO EM FUNDO NEGRO (COM OBSERVADOR) é a sexta produção do Ballet Contemporâneo do Norte desde que se iniciou a sua residência em Santa Maria da Feira, em Setembro de 2007, com o apoio e colaboração da Câmara Municipal de Santa Maria da Feira e da Feira Viva, EM, e a primeira obra do bailarino e coreógrafo norueguês, Andreas Dyrdal, para o Ballet Contmeporâneo do Norte.

Nesta peça, a sua primeira encomenda por uma companhia profissional, Andreas Dyrdal põem em prática as interrogações que têm norteado o seu trabalho criativo de uma maneira geral, especialmente as mudanças de perspectiva e de contexto na percepção de uma obra.

Ao criar uma obra de arte, envolvemo-nos essencialmente com processos que são destilações, complicações e substrações pessoais de contextos mais alargados, próprios de um determinado momento no tempo; ou, sucintamente, decidimos o que incluir ou o que excluir de modo a justificar (para nós próprios) a existência da obra num determinado momento de uma janela temporal pessoal. 
Quando a obra é mostrada, encontramo-nos na situação de ser interpretados por indivíduos ou por grupos de pessoas; ser-nos-ão atribuídos significados, opiniões, emoções e formas que não são, necessariamente nossas. Algures entre estes estados (a criação e o consumo) reside, para mim a mudança, a mudança contextual. 

O momento de mudança é o que me interessa, o momento em que algo pessoal se transforma em algo público e vice versa; o momento, quando o pessoal ou colectivo, está prestes a surgir em nós, ou a deixar de existir, devido a reorganizações de contexto pessoais ou colectivas . 
Quero encontrar essa aresta, essa linha, e/ou esse equilíbrio, e criar, a partir daí, a possibilidade de me envolver com o momento de mudança a partir do interior. Envolver-me com a produção que constantemente pode surgir, e questionar o problema do consumo. 

Perguntar o que motiva o quê numa obra? 
A pessoa de um intérprete ou o entendimento colectivo? 
Onde colocar a linha entre o pessoal e o colectivo? 
Entre intérprete e público? Entre a obra e o exterior? 
E perguntar o que acontece quando as coisas mudam?, quando a mudança se torna um fim em si mesma e não um resultado da produção. 

Andreas Dyrdal 
Setembro 2011 

Ficha Artística 
Concepção, direção e coreografia: Andreas Dyrdal 
Interpretação e criação: Susana Otero, Sara Leite, Rui Marques e Flávio Rodrigues 
Música: Svarte Greiner, Ricardo Villalobos & Max Loderbauer, Wibutee entre outros. 
Texto: Susana Otero, Sara Leite, Rui Marques e Flávio Rodrigues 
Desenho de Luzes: João Teixeira 
Figurinos: Andreas Dyrdal 
Design Gráfico: Patricia Costa 
Produção BCN

Reservas e bilhetes:
Cine Teatro António Lamoso
Av. Prof. Egas Moniz, 11
Santa Maria da Feira
Tel: 256375151

Bilhete normal: 5,00€ - Descontos 50% para menores de 25 e maiores de 65

terça-feira, 8 de novembro de 2011

Concerto do Centenário do Orfeão da Feira


No próximo dia 19 de Novembro a Igreja Matriz da Feira acolhe o Concerto do Centenário do Orfeão da Feira às 21.30. 

O Concerto é o fruto do abraço amigo da instituição centenária, o Cirac (Círculo de Recreio, Arte e Cultura de Paços de Brandão) e o Conservatório de Música de Fornos que assim se associam a este momento único na vida do Orfeão da Feira. As instituições apresentam, entre outras obras, Nós Vos louvamos, ó Deus (Te Deum) de Eugénio Amorim para Soprano solo, Tenor Solo, Coro, Metais, Tímpanos e Órgão dirigido pelo próprio compositor da obra. 

Além dos coros do Cirac e Orfeão da Feira o concerto leva a palco a soprano Susana Milena, o tenor Paulo Ferreira, o organista António Mário Costa e o grupo de metais do Conservatório de Música de Fornos - grupo que intervém também na primeira parte do concerto. 

Este é sem dúvida um momento único na vida de uma instituição materializado num evento memorável, a não perder, com entrada livre, no próximo dia 19 de Novembro.

quarta-feira, 2 de novembro de 2011

Criatividade e Liderança

18 NOV 2011
14h
Grande Auditório do Europarque


A Associação Recreativa e Musical Amigos da Branca (ARMAB), está sediada na Vila da Branca, concelho de Albergaria-a-Velha e é uma instituição vocacionada para a oferta cultural, principalmente no domínio da música.
Consciente das suas responsabilidades sociais, criou um espaço de dinamização e de realização de conferências temáticas, de apresentações culturais e de desenvolvimento de uma rede de parceiros que comungam interesses comuns.
Considera que, a interacção entre empresas e cultura deve ser desenvolvida, gerando valor para as organizações.
O Fórum Empresa e Cultura, que nasce desta miscigenação de crenças e vontades, pretende, através da colaboração das empresas e associações culturais, ir muito para além dos imprescindíveis donativos e subsídios monetários.
A Conferência “Criatividade e Liderança”, que a ARMAB vai promover em 18 de Novembro de 2011 no Europarque, enquadra-se no âmbito do Mecenato Cultural e é uma excelente oportunidade para partilharmos o testemunho de Líderes nacionais e estrangeiros.
Para que esta iniciativa seja um verdadeiro passo no caminho da criação de valor económico e cultural na nossa região, a Direcção da ARMAB convida todos  os interessados a participar. 

As inscrições estão abertas.

PROGRAMA:
13H30 : Recepção e registo de Participantes
14H30 : Liderança em Cenário de Crise
- Jorge Araújo
- Matthias Schmelz
16H00 : Pausa para café
16H30 : A Criatividade ao serviço da liderança
- Carlos Martins
- Edílson Lopes
18H00 : Pausa para café
18H30 : Criatividade, Liderança e Cultura
- António Vitorino D'Almeida
19H00 : Concerto Banda Sinfónica ARMAB
20H00 : Jantar

Despojos de Inverno | Cineclube da Feira

Domingo, 6 Novembro 2011
21h30
Auditório Biblioteca Municipal


terça-feira, 1 de novembro de 2011

Stabat Mater no Europarque

25 NOV 2011
21h30
Grande Auditório do Europarque


O Stabat Mater (do latim "Estava a Mãe") é uma sequência católica, atribuída a Jacopone da Todi e fala do sofrimento de Maria, Mãe de Jesus, durante a crucificação de Cristo. Neste trecho de Pergolesi, há uma primeira parte em que o narrador relata os instantes finais da Paixão de Cristo e, numa segunda parte, ele deseja participar das dores como forma de aproximação a Cristo, sofrer com Ele o martírio, declarando irrestrita fidelidade. No dueto do oitavo trecho é que temos a explosão da dor, tão forte a demonstrar a insuficiência da força humana em contê-la. Em suma, o desejo do crente é partilhar o sofrimento de Jesus para poder usufruir o Paraíso ao Seu lado.
Giovanni Battista Pergolesi nasceu em Jesi, na Itália, a 4 de Janeiro de 1710 e veio a falecer muito jovem, em Março de 1736, na cidade de Pozzouli. Desenvolveu a sua arte musical no período Barroco, tendo sido, apesar de jovem, um produtivo compositor, violinista e organista italiano. Foi um dos mais importantes compositores da Opera Buffa. Pergolesi também se dedicou à música sacra e deixou uma das mais importantes versões do Stabat Mater (1736).
O seu Stabat Mater foi encomendado pelo Duque de Madolini, tendo sido concluído no Mosteiro Franciscano de Pozuolli, já durante a fase complicada da sua doença (possivelmente tuberculose), pelo que é provável que tenha sido a sua última obra, escrita no ano da sua morte.

Maria João Alves, soprano
Filomena Bispo, meio-soprano
Albertino Monteiro, direcção
Preço único: 10€ [VENDA ONLINE]

Agenda Museu de Lamas | NOV 2011

[clique na imagem para ampliar]

Santa Maria da Feira