segunda-feira, 27 de abril de 2009

Jornadas de Yoga e Bem Estar


09 a 17 de Maio 2009
Oficinas de Yoga/Casa do Moinho
Santa Maria da Feira

Aulas de Yoga; Babyoga; Tai Chi e Yoga do Riso.
Diversos Workshops, Palestras, Concerto de Taças Tibetanas.

Mais INFO AQUI.

quarta-feira, 22 de abril de 2009

Feira de Artes Performativas


24 e 25 Abril 2009
Cine Teatro António Lamoso

Louroteatro | 24 e 25 Abril

24 Abril 2009
21h30
Salão da Lourocoop
RECORDAR ABRIL

-Poemas e canções
Por Lucinda Ventura e José Ventura

-O TELEFONEMA, de Carlos Coutinho
Encenação de Eurico Mateus

Pelo TEATRO TRAIZES DA LOUROCOOP - Lourosa

Durante e após o regime ditatorial que tomou conta de Portugal e terminou em 25 de Abril de 1974, várias obras literárias, entre outro tipo de documentos, foram escritas sobre este tempo.

“O Telefonema” de Carlos Coutinho é uma destas obras e mostra-nos uma família que se encontra inquieta com a incerteza do paradeiro de um dos seus filhos, opositor do regime e lutando contra ele. Esta preocupação estendeu-se ao facto da nora e respectivos netos não terem um lugar seguro para se instalarem.

Perante este problema, a “aparição” de um outro filho, este identificado com o regime e elemento da força policial da época, faz com que o alarme total se instale no seio desta família criando nela uma ruptura inevitável.

25 Abril 2009
21h30
Salão da Lourocoop
À LAREIRA, conto de Trindade Coelho
Adaptação e Encenação de Valdemar Mota
Pelo TEATRO RAÍZES DA LOUROCOOP - Lourosa

A chamada de um vizinho para esclarecer um problema doméstico e evitar inculcas torna-se pretexto para um serão, animada cavaqueira e motivo para actualizar conhecimento dos eventos que ocorrem pela aldeia e vizinhança.
Este relato de Trindade Coelho focaliza na Lareira - elemento emblemático da cozinha transmontana - à volta da qual decorrem as conversas e lavores em serões que atenuavam a rudeza do campo e o frio do Inverno. Aqui até o calor de uma lareira pode ser partilhado num hino e apelo ao convívio entre os homens.
Apesar de distante não deixará de ser um conselho a ter em conta no combate ao stress: a cavaqueira entre amigos ou vizinhos.

domingo, 19 de abril de 2009

Dulce Pontes no Europarque

Participe num mega evento único: O PODER DA MULHER - Sucesso no Feminino.

Porquê este evento? Este evento surge como resultado do sonho da Dra. Fátima Costa, que sempre teve o sonho de fazer algo poderoso a favor das mulheres. Desta forma, este evento será uma fonte de inspiração para que as mulheres portuguesas tenham maior consciência das suas capacidades de sonharem e de transformarem os seus sonhos em realidade, ultrapassando os obstáculos, com as atitudes correctas.

O que vai acontecer? Teremos 3 partes. A 1ª contará com um conjunto alargado de intervenções de mulheres de êxito em diferentes áreas, que mostram com o seu exemplo, que é possível triunfar.
A 2ª parte contará com Adelino Cunha, um dos maiores oradores motivacionais do país que organizou o evento O SEGREDO EM PORTUGAL, em Junho de 2008, no Pavilhão Atlântico, e que falará sobre “Excelência nos Relacionamentos”.
A 3ª parte contará com 75 minutos de um concerto exclusivo da Dulce Pontes, que será um momento marcante de beleza e qualidade.

Quem pode participar e em que condições (quanto custa a entrada)? Os bilhetes são de 3 tipos: zona Vip – 50 eur; 1ª plateia - 35 eur; 2ª plateia – 30 eur

Programa

- Debate e testemunhos de mulheres, de diferentes áreas, mostrando como ultrapassaram dificuldades, realizaram sonhos e triunfaram, para que muitas outras se inspirem e aprendam as melhores estratégias para triunfarem, serem felizes, educarem melhor os seus filhos e contribuirem para um mundo melhor;

- Palestra motivacional com o maior orador motivacional português – Adelino Cunha, o fundador do I Have the Power®, que volta a contribuir para que a Visão de termos um mundo melhor se converta em realidade. Vai poder assistir ao vivo ao orador que partilhou o palco com Bob Proctor, em Junho de 2008, no Pavilhão Atlântico, falando e motivando 7000 pessoas;

- Concerto com Dulce Pontes. 75 minutos de música com uma mulher exemplo e uma das melhores vozes da música portuguesa. Poderá assistir ao vivo a um exemplo do PODER DA MULHER.

Local: EUROPARQUE - Sta. Maria da Feira

Horário: 15h00 às 19h30


Data: Domingo, 17 de Maio de 2009


No final aproveite e vá ao camarim ter com a Dulce Pontes ou se preferir traga o novo livro NASCIDO PARA TRIUNFAR, escrito por Adelino Cunha, autografado pelo autor.

International Mahler Orchestra no Europarque

27 Maio 2009
21h30
Grande Auditório do Europarque

Bilhetes: 10€.
Desconto 50% para menores de 25 anos e maiores de 65 anos.
Programa

Ernest Chausson Poème para Violino e Orquestra (Afonso Fesch)
J. S. Bach Concerto para dois Violinos e Orquestra (Ivry Gitlis, Afonso Fesch)

(Intervalo)

J. Brahms Sinfonia Nº3
G.Verdi/arr. Yoel Gamzou Suíte Orquestral da Missa de Requiem

A International Mahler Orchestra apresenta um novo conceito: reúne alguns dos mais prometedores jovens músicos de todo o mundo com famosos instrumentistas das principais orquestras europeias, constituindo assim uma oportunidade única para que os mais novos beneficiem e tirem proveito da experiência de músicos consagrados das várias orquestras que aqui tentam passar toda a sua experiência e conhecimento à nova geração.

Com um formato original, a orquestra reúne músicos de 15 países diversas vezes por o ano para projectos especiais em Londres e noutros locais, recaindo o reportório naturalmente sobre a obra de Gustav Mahler e assim proporcionando reconhecimento tanto ao trabalho de solistas reconhecidos como ao de jovens artistas.

A International Mahler Orchestra tem o prazer de reunir músicos consagrados aos artistas da nova geração, criando uma ambiente especial através da partilha do saber dos mais experientes.

A IMO foi fundada em 2006 por Yoel Gamzou e obteve sucesso desde o seu primeiro ano. Desde 2007 que Marina Mahler é a sua presidente honorária.

sábado, 18 de abril de 2009

TEXTURAS antecipa Imaginarius

Museu de Santa Maria de Lamas » AJT Mozelos

30 Abril 21h - Ensaio Geral

Espectáculos:
1, 2 e 29 Maio às 21h
30 Maio às 16h


Informações e Reservas:
915920764
texturas.producao@gmail.com

“Texturas” propõe uma viagem nas curvas do que somos tendo como pano de fundo vidas e histórias de três gerações de uma terra real. Num espaço que evoca memórias comuns – uma fábrica de cortiça - procuramos sentidos para o trabalho árduo de transformar a pele do sobreiro. Homens, meninas, velhos, mulheres, meninos, velhas encontram-se num espaço frio, mecânico e pesado para nos contarem as suas histórias e experiências de vida.
“Texturas” espelha reinícios, procuras, fragilidades, encontros, fugas e deslumbramentos com a condição humana, nas diferentes texturas desta cortiça encontram-se novas formas de estar e comunicar.
Este é um projecto de arte comunitária que cruza várias linguagens artísticas, procurando unir três pontos geográficos de um triângulo, próximos mas distantes, através de percursos guiados entre a fábrica, o museu e a casa da cultura.
“Texturas” procura homenagear e celebrar a leveza, a impermeabilidade, a aderência, a elasticidade e a resistência da cortiça integrando-as como potencialidades nos quotidianos relacionais desta gente e desta terra.

"Patti Smith: Dream of Life" | CineClube da Feira

Domingo 19 Abril 2009
21h45
Auditório Biblioteca Municipal

Steven Sebring
EUA 2008
109'

Um retrato da cantora, artista e poeta explorando temas como a espiritualidade e a história. Conhecida como a "madrinha do punk", Patti Smith surgiu no início da década de 70, entusiasmando a cena musical daquela época com o seu estilo singular. O documentário de Sebring acompanha a artista ao longo de 11 anos através das suas sessões de spoken word, concertos, palavras, entrevistas, pinturas e fotografias, fazendo revelar uma personalidade complexa e carismática.

quinta-feira, 16 de abril de 2009

Marionetas de Mandrágora

3 Espectáculos em Santa Maria da Feira
A Fantástica História de uma Criança Chamada Pinóquio [ESTREIA]
28 Maio 09 a 31 Maio 09
Inserido no Festival Imaginarius 2009.

As Sete Casas das Coisas Profundas [ESTREIA]
Castelo da Feira
02 Junho 09 a 05 Junho 09
08 Junho 09 a 12 Junho 09

castelo.feira@clix.pt
Inserido no Viajar no Tempo Rumo à Viagem Medieval

Entre Lugares - (Trupe de Bonifrates) [ESTREIA]
31 Julho 09 a 09 Agosto 09
inserido na XIII Edição da Viagem Medieval em Terras de Santa Maria

quarta-feira, 15 de abril de 2009

Louroteatro | 18 Abril

18 Abril 2009
17h00
Salão da Lourocoop
A TROUPE, a partir de Os Saltimbancos e Os Músicos de Bremen
Adaptação, Dramaturgia e Encenação de Luisa Garcia
Pelo Grupo Os Sementinhas da Lourocoop – Lourosa

Teatro para todas as idades, lição de companheirismo e de vida. Foi esse o mote para a criação de A TROUPE, onde quatro animais andarilhos se juntam para formar uma banda. Em conjunto, vivem algumas peripécias que terminam por alterar todas as suas expectativas e surpreender o público.

Lançamento Livro "Sentidos"

17 Abril
21h00

Livraria Vício das Letras

Poetas, Fotógrafos e Pintora vindos de vários pontos do país assinam “Sentidos”, uma obra com prefácios do poeta José Fanha e do professor Vítor Almeida.
O lançamento de “Sentidos” conta com a participação de quatro elementos pertencentes ao concelho e que fazem parte do grupo de autores da obra.
Os autores e a Vício das Letras, convidam todos os feirenses e amantes da poesia, fotografia e pintura a estarem presentes na próxima sexta-feira dia 17, pelas 21h, para assim assistirem e participarem num momento de partilha poética.
“Sentidos” é uma compilação com mais de 100 páginas de 44 poemas, 56 fotografias e quatro pinturas da autoria de 26 autores, vindos de vários pontos do país.
O prefácio da secção de poesia é assinado pelo poeta e escritor José Fanha, segundo o qual “Escrever é uma festa, uma aventura, um mergulho, um arrepio, uma viagem. Escrever é uma cana de pesca que lançamos … e que nos traz emoções, ilusões, utopias”. Sobre os poemas de “Sentidos”, Fanha diz que “acordam rumores, trazem chuva, falam de ausências e de dores”. “Escavam sentidos na pedra bruta, abrem caminhos diferentes, fazem com que a poesia nasça uma vez mais e se afirme em toda a sua luz”...
A secção de fotografia é apresentada através de um texto do professor de Cinema e Vídeo na Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto, Vítor Almeida, que faz uma dissertação sobre a análise da fotografia, sem arriscar debruçar-se sobre cada uma das que constam no livro.
Não é a primeira vez que a cidade de Santa Maria da Feira assiste ao nascimento de uma colectânea independente por alguns destes autores. Em 2006, “Artífices das Palavras” foi um dos livros lançados com o apoio da Vício da Letras, uma livraria ao serviço da cultura. O livro – só de poesia – reunia contributos de 13 poetas. Um ano depois, “Simbiose” aumentava a fasquia. O número de participantes passou para 17 e a fotografia foi incluída na colectânea, estabelecendo-se uma ponte entre a palavra e a imagem. Essa relação foi eliminada em “Sentidos”, que apresenta independentemente poemas e fotografias, mas inclui, pela primeira vez, pintura e sobe para 26 o número de autores.

Autores dos poemas:
Daniel Camacho (Braga), Débora Regadas (S. João da Madeira), “J” (Lisboa), Linda Neto (Setúbal), Luís Sebastião (Santa Maria da Feira), Maria Vieira (Santa Maria da Feira), Marco Tavares (Vale de Cambra), Rosa Familiar (Santa Maria da Feira), Salomé Pinto (S. João da Madeira), Sérgio Santos (S. João da Madeira), Victor José (Vale de Cambra).

Autores das fotografias e pinturas:
Ângela Almeida (Santa Maria da Feira), Carlos Abreu (Aveiro), Daniel Bastos (S. João da Madeira), Ed Von Ems (Mealhada), Fernando Inácio (Mortágua), Filipe Santos (S. João da Madeira), Filomena Tavares (S. João da Madeira), Joaquim Fial (S. João da Madeira), Prata dos Reis (Celorico da Beira), Maria da Glória (Vale de Cambra), Patrice Almeida (S. João da Madeira), Pedro Bastos (Arouca), Rodrigo Silva (Vila Nova de Gaia), Rui Pires (Ílhavo), Vitor Garcia (Coimbra)

Patrocinadores:
AssimDesign, CaféZubel, Caixa Agrícola, Câmara de SJM, Associação Cultural "Teia dos Sentidos"

sexta-feira, 10 de abril de 2009

"Vicky Cristina Barcelona" | CineClube da Feira

Domingo 12 Abril 2009
21h45
Auditório Biblioteca Municipal

Woody Allen
EUA 2008
96'



Vicky (Rebecca Hall) e Cristina (Scarlett Johansson) são as melhores amigas do mundo mas têm atitudes completamente diferentes no que toca ao amor. Vicky é sensata e está noiva de um respeitável jovem. Cristina é sexual e emocionalmente desinibida, sempre em busca de uma paixão arrebatadora. Quando Judy (Patricia Clarkson) e Mark (Kevin Dunn), parentes distantes de Vicky, se oferecem para recebê-las num Verão em Barcelona, elas aceitam imediatamente: Vicky quer passar o último mês de solteira a pesquisar para o mestrado e Cristina procura uma mudança de cenário para fugir dos destroços da sua última separação. Uma noite numa galeria de arte, Cristina, novamente em forma, instantaneamente fixa o olhar no mais intenso e provocador homem na sala, Juan Antonio (Javier Bardem), um belo pintor. Cristina fica ainda mais intrigada quando Judy lhe segreda que Juan Antonio teve uma relação tão explosiva com a sua ex-mulher, Maria Helena (Penélope Cruz) que até se tentaram matar. Mais tarde, quando Vicky e Cristina estão a jantar, Juan Antonio aproxima-se da mesa delas com uma proposta ousada: voarem com ele numa viagem de fim-de-semana para a cidade provincial de Oviedo, onde sugere que explorem as maravilhas culturais, bebam bons vinhos, e façam amor juntos. Vicky considera a proposta ofensiva mas Cristina fica encantada com o estilo directo de Juan e com o seu carisma e convence Vicky a acompanhá-los...

terça-feira, 7 de abril de 2009

III Encontro de Saúde

14 e 15 Maio
Auditório Biblioteca Municipal
Org. Centro de Saúde de Santa Maria da Feira

Mais informação em: http://www.encontrodesaude.blogspot.com/

segunda-feira, 6 de abril de 2009

Bicentenário das Invasões Francesas

14 a 19 Abril 2009
Arrifana

14 Abril

08h00
» Repiques de sinos e salvas
» Içar das bandeiras
Monumento aos Mártires de Arrifana

10h15
» Abertura das exposições
“Soldados da Guerra Peninsular” - miniaturas
“1º Centenário da Guerra Peninsular na Ilustração Portuguesa” [AMP - Área Metropolitana do Porto]
Horário – ter. a qui. 10h00 › 22h00 · sex. e sáb. 10h00 › 23h30 · dom. 10h00 › 22h00
Antiga Junta de Freguesia

» Abertura da exposição
“Armamento e o Massacre da Buciqueira” [colecção particular de Dr. Marques Vilar]
Horário – ter. a qui. 10h00 › 22h00 · sex. e sáb. 10h00 › 23h30 · dom. 10h00 › 22h00
Actual Junta de Freguesia

» Abertura das exposições
“A Guerra Peninsular na Literatura”
“A Guerra Peninsular na Banda Desenhada” [Sociedade Histórica para a Independência de Portugal | AMP - Área Metropolitana do Porto]
Horário – te. a sáb. 10h00 › 19h00
Escola EB 2/3 de Arrifana

16 Abril

08h00
» Repiques de sinos e salvas

15h00
» Escolas evocam Invasões Francesas
Encenação histórica “As Invasões Francesas e as Linhas de Torres Vedras” | Fanfarra Militar | Apresentação de Estudo sobre as 3 Invasões Francesas | Conferência sobre as Invasões: o Fuzilamento de Arrifana
Escola EB 2/3 de Arrifana

21h00
» Escolas evocam as Invasões Francesas
Apresentação de Estudo sobre as 3 Invasões Francesas | Hino Arrifanense [EB1 da Carvalhosa, EB1do Outeiro e EB1 de Manhouce] | Declamação de poemas do século XIX | Hino monárquico e coreografia [Projecto Música e Movimento da escola] | Recriação histórica dos Quintados [peça de teatro - clube de teatro da escola] | Música do século XIX [alunos 9ºA com a participação de alunos das escolas de música de S. João da Madeira e Fornos]
Salão dos Bombeiros

17 Abril [O Dia do Massacre]

08h00
» Repiques de sinos e salvas

14h30
» Içar da bandeira nacional junto ao Monumento aos Mártires
» Hino nacional
» Cerimónia de homenagem aos mártires de arrifana
» Deposição de coroa flores no Monumento aos Mártires de Arrifana
» Deposição de coroa flores nas Alminhas dos Fuzilados
» Descerramento de placa evocativa do Bicentenário das Invasões Francesas em Arrifana
Monumento aos Mártires de Arrifana

15h30
» Desfile da Fanfarra do Exército e da Banda de Música de Arrifana
Monumento › Junta de Freguesia

16h00
» Sessão solene - Bicentenário das Invasões Francesas em Terras de Santa Maria
» Apresentação das Milícias da Feira
Junta de Freguesia

19h15
» Missa Te-deum
Igreja Matriz

21h00
» Içar das bandeiras
» Abertura do Acampamento
Acampamento / junto ao largo da feira

22h00
» Concerto evocativo pelo maestro António Vitorino de Almeida e recital de poesia por Aurelino Costa
Salão dos Bombeiros

00h00
» Arriar das bandeiras
Acampamento

18 Abril

10h00
» Repiques de sinos e salvas
» Içar de bandeiras
Acampamento

10h00
» Escolas evocam Invasões Francesas
Exposição de trabalhos dos alunos do 1º, 2º e 3º ciclo
Horário – ter. a sáb. 10h00 › 19h00
Escola EB 2/3 de Arrifana

15h00
» Escolas evocam Invasões Francesas
Jogos Sem Fronteiras | Taberna gastronómica do séc. XIX
Escola EB2/3 de Arrifana

14h00 » 18h00
» Exercícios militares
» Vivências de um acampamento militar do século XIX - demonstração equestre, render da guarda, preparação de armas e canhões
Acampamento

16h00
» Apresentação de publicações
“Um Padrão de Glória em Santa Maria d’Arrifana” autor Augusto Telmo | “Arrifana e as Invasões Francesas: Colectânea de Textos” coordenação de Roberto Carlos e colaboração de Francisco Ribeiro da Silva
» Lançamento de Medalha evocativa do Bicentenário das Invasões Francesas em Arrifana
Junta de Freguesia

21h30
» Concerto de homenagem às vítimas do massacre de 17 de Abril de 1809
Igreja Matriz

00h00
» Arriar das bandeiras
Acampamento

19 Abril

10h00
» Repiques de sinos e salvas
» Içar de bandeiras
Acampamento

11h00
» Missa e bênção da Bandeira do Bicentenário
Cerimónias presididas pelo Excelentíssimo e Reverendíssimo Bispo do Porto D. Manuel Clemente
Igreja matriz

15h00 » 18h00
» Recriação histórica “Os Quintados de Arrifana”
Acampamento, ruas de Arrifana, Igreja Matriz e Buciqueira

18h30
» Marcha em continência, em homenagem aos fuzilados, à bandeira do centenário e ao Monumento aos Mártires
Ruas de Arrifana

21h30
» Concerto Sinfónico pela Banda Militar do Porto
Largo Manuel José Pereira

00h00
» Arriar das bandeiras
Acampamento

sexta-feira, 3 de abril de 2009

"Milk" | CineClube da Feira

Domingo 05 Abril 2009
21h45
Auditório Biblioteca Municipal

Gus Van Sant
EUA 2008
128'



Cansado de se esconder de si próprio, Harvey (Sean Penn) abandona o seu bem remunerado emprego em Wall Street e decide sair do armário, mudando-se para o distrito "Castro" em São Francisco com o seu amante de longa data, Scott Smith. Na comunidade colorida de Castro, pequenas vitórias conduzem a outras maiores e Harvey ao falar abertamente por aquela maioria silenciosa, acaba por ser o primeiro politico homossexual a ganhar as eleições.

quinta-feira, 2 de abril de 2009

Viagem Medieval 2009

Viagem Medieval em Terra de Santa Maria 2009
30 Julho a 9 Agosto
Centro Histórico de Santa Maria da Feira

Enquadramento Histórico

O início do reinado de D. Afonso IV é marcado pelo ódio e sede de vingança contra seus irmãos naturais Afonso Sanches e João Afonso, originando três anos de uma guerra senhorial em que a rainha D. Isabel, apesar de viver em clausura no Convento de Coimbra, não deixa de intervir na vida pública do Reino, procurando a paz e a reconciliação.

Após o terminus da guerra, El-Rei vai dedicar-se aos assuntos de Estado, reafirmando o seu poder e autoridade e promovendo reformas judiciais e legislativas. Como rei centralizador determina, pela primeira vez, que os representantes do povo tenham assento nas Cortes e manifestem os seus desagravos contra os grandes senhores do Reino. O rei legislador satisfaz os pedidos e anseios dos representantes do povo, criando as figuras de juíz de fora e de corregedor.

Também preocupado com a política externa, D. Afonso IV faz acordo de casamento para seus filhos, casando a formosíssima Maria com Afonso XI, de Castela, e o infante D. Pedro com D. Branca, este que não chega a ser concretizado, já que a princesa tinha quebra natural de entendimento. Depois de tomar conselho, el-rei firma o acordo de casamento de seu herdeiro com D. Constança Manuel, filha de um poderoso de Castela.

Afonso XI, de Castela, opondo-se a este casamento, manda aprisionar D. Constança. Este incidente, agravado com o facto de sua filha D. Maria sofrer injúrias e maus tratos por parte do marido Afonso XI, que tomou por manceba Leonor de Guzman, leva a que el-rei D. Afonso IV declare o reino de Portugal em guerra, desta feita contra Castela.

E finalmente, é chegado o dia do casamento do Infante D. Pedro com D. Constança, trazendo no seu séquito Inês de Castro, jovem galega e filha natural do fidalgo castelhano Pedro Fernandes de Castro.

Musicais Cancelados

Já se esperava... sem mais explicações, embora a mesma seja mais do que lógica fazendo o acompanhamento do sistema blueticket, a Famous Produções, depois de adiar, acaba de cancelar as apresentações de "Fame o Musical" e "Peter Pan" previstas para 18 de Abril no Europarque. A confirmação vem do próprio Europarque, numa altura em que a produtora continua a promover os espectáculos, embora os bilhetes já não estejam à venda.
Actualização: os bilhetes já adquiridos devem ser entregues no local de compra para devolução do seu valor, no prazo de um mês.

Louroteatro | 4 Abril

4 Abril 2009
21h30
Salão da Lourocoop
AGAYOLA, de Alfredo Correia
Encenação de Alfredo Correia
Pela Companhia Teatral de Ramalde – Porto

Agayola é um espectáculo de teatro que o autor diz ser uma absurda comédia! O encenador, talvez por desconhecer este género de escrita, entendeu que os personagens deviam ter cabeças absurdamente cerebrais, argamassadas de artifícios, envolvidas por cabelos de penteados colantes por onde o texto sai, ora esquisito, ora palermóide, e que ao ser expelido os espectadores sintam o odor saboneteiro provocando um ataque de riso…

Santa Maria da Feira