quinta-feira, 12 de junho de 2008

Festa Europeia da Música

O concelho de Santa Maria da Feira está integrado na Associação da Festa Europeia da Música, que liga várias cidades europeias através da música uma vez por ano. Para celebrar esta ligação, a cada ano realiza-se um intercâmbio de jovens grupos musicais. Este ano, cabe a Santa Maria de Lamas receber a Festa Europeia da Música, nos dias 20 e 21 de Junho, que estará ligada com a cidade suíça de Lausanne, onde actuará o grupo feirense “the LOYD”. Por cá, receberemos a jovem cantora suíça Ajar.

Com co-organização da empresa municipal Feira Viva, Cultura e Desporto, da Câmara Municipal de Santa Maria da Feira e do Festival Sete Sóis Sete Luas, o evento pretende celebrar a música em todas as suas vertentes e géneros.

Diversidade é a palavra de ordem na programação e na sexta-feira actua às 21h30 o Grupo Musical de Fiães; às 22h00 é a vez da Instável Orquestra de Fiães (que teve a sua primeira aparição em público no Imaginarius deste ano, com a direcção artística de Aleksandar Caric); às 22h30, seguem-se os franceses Vaguement La Jungle, que irão apresentar um autêntico cocktail fusionista, propondo um universo sonoro selvagem e estimulante, de onde borbulham a música cigana, árabe, judaica assim como o jazz e o rock’n’roll; terminam a primeira noite da Festa Europeia da Música a cantora suíça Ajar, às 23h15, e às 23h45 os italianos Eshareh, que recuperam as tradições musicais do Mediterrâneo, misturando-as com as experiências pessoais dos próprios músicos.

No sábado, poder-se-á assistir à actuação dos seguintes grupos: às 21h00, o grupo Dança Urbana do Colégio Liceal de Santa Maria de Lamas; seguem-se depois três diferentes orquestras: às 21h30, a Orquestra Sinfónica do Conservatório de Música de Fornos; às 22h00, a Orquestra de Harmónicas de Ponte de Sor, que executa as suas melodias com a harmónica de boca, pretendendo conservar e aumentar o gosto pelas melodias populares e pela utilização deste instrumento entre as gerações mais novas; e às 22h30 é a vez da parada da Instável Orquestra de Fiães. Às 23h00, actua a cantora Mariana Ramos, de Cabo Verde, que possui uma belíssima voz, em que as suas melodias abraçam a tradição e a modernidade, misturando ainda o jazz, a música brasileira, africana e a morna. Para finalizar a edição deste ano, actua às 23h45, Rogélio Botanz, das Canárias, que apresenta um original projecto musical, cheio de ritmos do arquipélago das Canárias, onde é um dos mais destacados representantes da música popular.

Sem comentários:

Santa Maria da Feira