sexta-feira, 27 de fevereiro de 2009

Semana Santa 2009...

...com muitas novidades!


A SEMANA SANTA em Santa Maria da Feira conta, em 2009, a sua 12ª edição. Muito mais do que um acontecimento religioso, tornou-se, ao longo dos anos, um evento de carácter social e cultural. De 03 a 12 de Abril, a celebração da Semana Santa, envolve, este ano, a população da cidade e do concelho e, sobretudo, traz a Santa Maria da Feira visitantes que vêm conhecer a nossa cidade e o nosso concelho, e o que de melhor por cá se faz.

A iniciativa da SEMANA SANTA concretiza-se numa inestimável parceria de todas as entidades envolvidas, a FEIRA VIVA, cultura e desporto, e.e.m., a Câmara Municipal de Santa Maria da Feira, o Grupo Gólgota-Grupo de Expressão Cultural da Espiritualidade Passionista, a Santa Casa da Misericórdia de Santa Maria da Feira, o Grupo Gólgota-Grupo de Expressão Cultural da Espiritualidade Passionista, como entidades organizadoras e produtoras, e com o apoio de "Lipas Design", do "Horto Santa Maria", da "Tulipa's-Arte Floral" e da "Deusa das Flores".

Com 10 cruzes gigantes, decoradas segundo o preceito Pascal, pelas empresas de arte floral que dão apoio ao evento, a ambientar a cidade, destacamos, como pontos altos desta SEMANA SANTA '09, a "Procissão dos Lírios ou do Encontro" a realizar no dia de abertura dos festejos, a 03 de Abril, pelas 21h. Acontece pelo segundo ano consecutivo, uma procissão que recria o encontro entre Jesus e Maria, sendo que o andor de Maria é inteiramente decorado com lírios brancos e o de Jesus com lírios roxos, a emotividade deste momento é o arranque perfeito de uma SEMANA SANTA em festa.

A 08 de Abril acontecerá, pela primeira vez este ano, na SEMANA SANTA de Santa Maria da Feira, a recriação da Última Seia de Cristo num fantástico cenário rigorosamente escolhido, o Convento dos Lóios, e os seus claustros, receberão os que quiserem experienciar um momento imbuído de cultura, história e partilha.

Na quinta-feira santa, 09 de Abril, organizar-se-á, uma vez mais, a Procissão do Ecce Homo, ou Procissão do Triunfo das Endoenças, como momento de meditação sobre a morte de Cristo e reconciliação dos penitentes. Por tradição, e como tem sido hábito, esta procissão traz, às ruas do centro histórico de Santa Maria da Feira, centenas de pessoas, num percurso que se faz da Igreja da Misericórdia à Igreja Matriz.

O enraizamento da tradição das celebrações em que a Semana Santa está envolta, culmina com aquela que, para os católicos, é a mais pura representação da Paixão de Cristo. A Via Sacra ao Vivo na SEMANA SANTA de Santa Maria da Feira faz-se de momentos únicos em que as representações/recriações dos vários episódios da Paixão, entre o Palácio da Justiça e o Castelo, culminam num momento de êxtase em que Cristo, representado, ressuscita.
De carácter puramente religioso a SEMANA SANTA em Santa Maria da Feira começa, cada vez mais, a ser ponto de paragem obrigatório em qualquer roteiro de celebrações pascais do país.

@ Feira Viva

Sem comentários:

Santa Maria da Feira