quinta-feira, 10 de maio de 2012

O Turno da Noite no Museu do Papel

No dia 19 de maio, sábado, realiza-se a oitava edição do Turno da Noite, entre as 22h00 e as 03h00 da manhã, no Museu do Papel, em Paços de Brandão, Santa Maria da Feira.

Nesta noite, os visitantes do museu poderão usufruir de uma sensação única, que é a de visitar um antigo espaço de produção manufatureira e industrial de papel durante a noite, assim como poderão descobrir uma outra ‘magia’ que os iluminará e surpreenderá ao longo de toda a visita.
Para proporcionar esta magia, o Museu do Papel contará com a participação do CIF - Clube de Ilusionistas dos Fenianos, assim como com a colaboração do Lightdesigner Vasco Silva. Entre esta magia, os visitantes poderão desfrutar da música e do sabor de um café, proporcionados pelo Soundcaffé.
O Museu do Papel participa neste projecto europeu desde a sua primeira edição, tendo, em 2005, respondido ao convite do Ministério da Cultura e Comunicação de França para a realização de uma atividade noturna nos museus europeus, destinada a um público jovem, com o objetivo de promover uma maior aproximação dos jovens aos museus. Este objetivo foi plenamente conseguido com o Turno da Noite, já que a adesão de público jovem e o seu envolvimento neste evento superaram todas as expectativas.
Foram várias as temáticas propostas ao longo das várias edições do Turno da Noite, desde música jazz, blues e clássica, passando pela dança contemporânea e hip-hop, apresentações de teatro de rua e performances de DJ. Mas, independentemente da temática desenvolvida, manteve-se a tradicional visita guiada, à luz de candeias, registando a adesão de um público sempre desejoso de rever os antigos espaços de fabrico de papel, onde os operários trabalhavam por turnos, e onde o turno da noite era particularmente duro, pela falta de iluminação elétrica.
Os espaços do museu, nesta noite, deixam de ser ocupados somente pelas memórias de um trabalho passado, para serem vividos de uma forma única por um público que partilha uma nova memória e que deseja voltar.

Sem comentários:

Santa Maria da Feira