terça-feira, 15 de setembro de 2009

Máfias e Mercado Global - Simpósio Santa Maria da Feira

19 Setembro
15h00
Auditório da Biblioteca Municipal

Roberto Saviano, jornalista infiltrado no império económico da máfia napolitana, autor do livro “Gomorra”, vai estar no auditório da Biblioteca Municipal de Santa Maria da Feira, no sábado, dia 19 de Setembro, às 15h00, para falar de “Máfias e mercado global”. A par do jornalista e escritor italiano, que vive desde há alguns anos sob protecção policial permanente, vai estar Mário Mendes, secretário-geral do Sistema de Segurança Interna, que desempenha um papel institucional de primeiro plano na luta contra o crime organizado. O encontro é moderado pelo jornalista e comentador Carlos Magno.

Desde a primeira edição, realizada no ano 2000, que o Simpósio de Santa Maria da Feira debate temas ligados à actualidade internacional. Nesta oitava edição, será abordada a problemática da proliferação de fenómenos criminais de tipo mafioso e o papel dos processos de globalização no favorecimento e expansão de tais fenómenos. Do tráfico de drogas às “novas máfias” e ao “crime transnacional”, passando pela crise da legalidade internacional, com a comparação entre guerras e terrorismos, no mundo contemporâneo cruzam-se problemas que, frequentemente, são encarados como estereótipos enganosos ou com paradigmas parciais e inadequados.

Com o livro “Gomorra”, Roberto Saviano demonstrou como o fenómeno mafioso opera actualmente de modo absolutamente transnacional e sobretudo como o mercado, também o lícito, utiliza o crime organizado para incentivar os lucros. Por causa das suas revelações - Saviano cita nomes e lugares no seu primeiro livro, que rapidamente se transformou num best seller - o jornalista vive desde há alguns anos sob protecção policial permanente.

Depois de Salman Rushdie, que esteve no Simpósio de Santa Maria da Feira em 2006, Roberto Saviano é o segundo escritor perseguido que marca presença neste encontro.

Recorde-se que já participaram neste Simpósio personalidades como Eduardo Lourenço, Francesco Alberoni, António Di Pietro, Vasco Graça Moura, José Saramago, Oliviero Toscani, Gianni Vattimo, Giuliana Sgrena, Salman Rushdie, Bernard Henry-Lévy, Paul Rusesabagina e Fernando Savater, entre outros, que abordaram temas da actualidade internacional.

Como escreve Renzo Barsotti, coordenador do Simpósio, no livro de actas 2005-2008, “este encontro, de algum modo fiel ao seu modelo grego antigo, pretende ser, através da conversação e do diálogo entre cidadãos, um instrumento de conhecimento e de interpretação da realidade em que vivemos”. Alfredo Henriques, presidente da Câmara Municipal, salienta, na mesma publicação, que “ninguém fica indiferente aos grandes nomes da cultura mundial que, todos os anos, participam no Simpósio e à relevância dos temas abordados em cada uma das edições”. Carlos Magno, jornalista e comentador, que modera este encontro desde a primeira edição, evidencia que “os temas aqui tratados revelam as complexidades do mundo actual e a urgência de um olhar cruzado sobre os desafios do presente”, sublinhando que estes encontros “todos os anos trazem o Mundo à Feira”.

Por questões de segurança, e dado que haverá controlo de acesso, os participantes do Simpósio terão de apresentar o Bilhete de Identidade/Cartão de Cidadão e deverão comparecer na Biblioteca até às 14h00, para que se proceda à respectiva identificação.

Sem comentários:

Santa Maria da Feira