Zoo de Lourosa apresenta as mais novas aquisições da colecção
São dois, um casal de Pelicanos Brancos que literalmente tomou conta do lago do Zoo de Lourosa, uma espécie majestosa e que vem acrescentar valor à colecção das cerca de 500 aves, de 150 espécies, já existentes no parque.
Os Pelicanos Brancos são residentes no Nordeste do continente africano e da África Subsaariana, bem como no Iraque e Norte da Índia. Reproduzem-se desde o Este da Europa até ao Oeste da Mongólia. Como habitat preferencial têm lagos e lagoas ou deltas de grandes rios, de águas doces ou salobras, ocupando por vezes habitats marinhos. Tendo isto em conta, naturalmente que o seu alimento de eleição é o peixe, comendo em média 1,5kg deste alimento por dia. O macho desta espécie pode ter um porte de 175cm e chega a pesar 15kg, tendo a fêmea um porte menor de cerca de 148 cm e atingindo os 9kg.
Os Pelicanos distinguem-se das outras aves pelo facto de possuírem os quatros dedos das patas unidos por uma membrana interdigital, a sua forma de colecta de alimento está envolta na curiosidade desta ave pescar de forma cooperativa, nadando em grupos. Dispõe-se em linha ou em forma de “U” e encaminham o peixe para águas pouco profundas, batendo com as asas na superfície.
No próximo fim-de-semana de 26 e 27 de Novembro apresentamos as novas aves aos visitantes, sob o mote da operação “Pelicanos & Companhia”, pelas 15:30h, acção que decorrerá todos os fins-de-semana, sendo uma actividade gratuita, onde o visitante saberá estas e outras curiosidades desta espécie e de outras aves aquáticas que com eles coabitam.
Sem comentários:
Enviar um comentário