São Sebastião: Uma devoção concelhia
Visita temática e oficina de expressão plástica
02 a 31 de Janeiro
09:30h às 12:30h/14h às 17h
Público-alvo: estudantes, seniores e famílias.
Ingresso: 2€ e 3€.
Marcação prévia.
O MSML assinala a Festa das fogaceiras através da exibição de um núcleo expositivo de imaginária religiosa em madeira policromada de séc. XVII, expressamente definido sob os rasgos iconográficos de São Sebastião - mártir do Cristianismo e epicentro de toda uma devoção e ascese local.
Num ambiente dedicado à simbiose entre a população feirense e o culto anti pestífero secular, o núcleo expositivo complementa-se com uma referência ao próprio baluarte do concelho, o Castelo de Santa Maria da Feira, através da sua replicação em cortiça. A sua presença permite–nos estabelecer a analogia existente entre a morfologia do pão doce, a Fogaça, que sintetiza as características morfológicas do relevo feirense e os quatro coruchéus da torre de menagem deste Castelo.
Esta réplica do ícone concelhio, executado numa matéria-prima tradicionalmente transformada neste território, enfatiza sobretudo o seu estatuto histórico de apogeu identitário, centro cívico, religioso e militar da Terra de Santa Maria. Um verdadeiro “pelouro de excelência” da arquitectura militar e palaciana nacional, que subsistiu e actualizou-se entre os primórdios da idade média e a época moderna - Sécs. IX/X a XVII.
Após identificação, análise e inter-relação entre as obras expostas – S. Sebastião, relevo montanhoso, Castelo e fogaça -, na oficina, utilizando a cortiça como suporte criativo, propõe-se a recriação dos signos da identidade feirense: a Fogaça ou o Castelo de St.ª Mª. da Feira.
Sem comentários:
Enviar um comentário