21h30
Grande Auditório do Europarque
Grande Auditório do Europarque
«Esta ópera é hoje uma das mais apelativas ao grande público, não só pelas melódicas áreas da sua personagem principal, Cio-Cio-San (Butterfly), mas também pela sua história cheia de sentimentalismo, baseada em factos reais.
O Japão era um país quase totalmente desconhecido, isolado do resto do mundo e por tal, cheio de mistério. Por volta de 1870, um presidente americano mandou uma expedição de reconhecimento a Sua Majestade Imperial, cuja finalidade era criar laços de amizade com o Império do Sol nascente. Nas décadas que se seguiram, vários Oficiais da Marinha Americana visitaram o Japão e contraíram casamentos temporários com jovens Japonesas.
A história de Cio-Cio-San (Butterfly) é, portanto, baseada num destes casamentos contraídos com leviandade e nos quais as diferenças Culturais e tradições tão dispares entre os dois Países são, porventura, a causa deste melodrama que inspirou a obra de Puccini.
Puccini atraiu atenção geral no mundo da Ópera logo quando apresentou a sua primeira obra «Le Villi», em 1884. O interesse no jovem compositor tomou forma quando da estreia de «Manon Lescaut», em 1893, mas foi «La Bohème» que o fez famoso no mundo inteiro.
Seguiram-se as Óperas «Tosca», em 1900, e «Madame Butterfly», em 1904, que seriam as mais populares do ilustre compositor. Outras obras se seguiram das quais se destacam «Il Trittico» (Il Tabarro, Suor Angélica e Gianni Schicchi), em 1918, e a sua última, «Turandot» obra que difere das restantes pela sua monumentalidade, mas mantendo sempre a constante sentimental do estilo de Puccini.»
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