quinta-feira, 6 de outubro de 2011

Marcha Branca 2011

Acabar com a pobreza e a fome no Concelho é o principal desígnio de mais uma Marcha Branca na cidade de Santa Maria da Feira. Assim, e de forma a assinalar o Dia Internacional da Erradicação da Pobreza (17 de Outubro), o Município feirense vai levar a efeito, pelo quarto ano consecutivo, uma Marcha Branca, no próximo dia 15 de Outubro. 

Esta iniciativa, que vai percorrer as principais ruas do centro da cidade, a partir das 21h00, pretende angariar duas toneladas e meia de alimentos para distribuir pela população carenciada do Concelho, contribuindo desta forma para o primeiro dos Objectivos de Desenvolvimento do Milénio (ODM): reduzir para metade a pobreza extrema e a fome. 
Para sábado, dia 15, está agendada uma Marcha Branca, que tem como objectivo assinalar o Dia Internacional da Erradicação da Pobreza e angariar duas toneladas e meia de alimentos. 
A concentração está marcada para as 20h00, na Casa do Moinho, junto às piscinas municipais de Santa Maria da Feira, onde vai estar disponível um ponto de recolha de alimentos. Todos os participantes devem trazer uma veste branca e contribuir com um quilo de alimentos não perecíveis (ex. arroz, massas, enlatados, papas de bebé, leite em pó, cereais, leite, bolachas, compotas, entre outros). Os alimentos recolhidos serão distribuídos, de forma faseada, pelas famílias mais carenciadas do Concelho, através do Mercado da Solidariedade. 
Após a entrega dos alimentos, pelas 21h00, terá início a Marcha Branca, desta vez, com oito paragens que representam os oito Objectivos de Desenvolvimento do Milénio (ODM): reduzir para metade a pobreza extrema e a fome; alcançar o ensino primário universal; promover a igualdade entre os géneros; reduzir a mortalidade de crianças; reduzir a taxa de mortalidade materna; combater o VIH/SIDA, a malária e outras doenças; garantir a sustentabilidade ambiental; e criar uma parceria mundial para o desenvolvimento. 
Na última paragem, que acontecerá junto ao Museu Convento dos Lóios, a Orquestra de Todos Nós vai encerrar a Marcha Branca, com a realização de um concerto. 

Outras actividades 
No âmbito desta efeméride, a Câmara Municipal vai promover ainda outras actividades para além da Marcha Branca. Assim, no dia 17, vai ser exibido o filme “A Pobreza no Mundo, no auditório do Isvouga e, até 5 de Dezembro, vão decorrer, pelas escolas do Concelho, as sessões “Falar de Nós”. A 20 de Outubro, o Município vai realizar uma tertúlia sobre “Responsabilidade Social”, no restaurante Praceta, em Santa Maria da Feira, dirigida à população em geral. 

Percurso da Marcha Branca 
» Concentração junto à Casa do Moinho/ Rua dos Descobrimento / Praça Gaspar Moreira / Rua Dr. Roberto Alves / Praça Camões / Museu Convento Loios.

Sem comentários:

Santa Maria da Feira