quarta-feira, 1 de dezembro de 2010

Natal no Museu de Lamas

Os dias estão a ficar mais curtos e as noites mais longas e frias, estamos a chegar ao fim do Outono. Não tarda nada, chega o Inverno e com ele o frio, o Natal, o Ano Novo e os Reis. Este ano o Museu propõe para esta época recheada de festas e rituais, um conjunto de iniciativas que procuram reviver as tradições natalícias, sugerindo como ponto de partida as suas colecções. Embora direccionam-se a miúdos e graúdos, o Museu desafia os participantes a formar grupos mistos, por exemplo, avós e netos, promovendo assim um intercâmbio intergeracional.

Oficinas
Público-alvo: 4 aos 15 anos, seniores, famílias.
Ingresso: 2€ e 3€.
Diariamente: 10h-12h/14:30h-16:30h (mínimo 10, máximo 30 participantes).
Marcação prévia.

1. O nosso calendário de Advento!
Para que nenhum dia até ao Natal fique esquecido, o Museu convida crianças, seniores e famílias, a construir um calendário de advento muito original!

2. O Boneco de Neve trapalhão!
O boneco de neve trapalhão, empurrado pelo vento frio de norte, chegou mais cedo que o Inverno e bateu levemente na porta do Museu. Nós deixamo-lo entrar e aqui está, à espera de alguém para brincar, recortar, montar, colar, mas o que ele mais gosta é de criar. Vem até ao Museu fazer-lhe companhia e cria o teu próprio boneco de neve.

3. Postais de Boas Festas à moda antiga
Antes de existir os telemóveis e a internet, as mensagens de boas festas eram escritas nos postais de natal que chegavam ao destino pelo correio. Hoje, esta tradição parece esquecida para alguns… Assim, para que não caia no esquecimento de todos, o Museu propõe a elaboração de postais de Boas Festas à moda antiga empregando, para tal, vários métodos e técnicas utilizadas na expressão plástica.

4. Os Anjos, eternos contadores de histórias
Durante a época natalícia temos presente que foi o anjo Gabriel que anunciou o nascimento do Menino Jesus a Maria. Nas colecções do Museu existem diferentes tipologias de anjos que guardam consigo outras mensagens. Convidamos miúdos e graúdos a visitar o Museu e assim descobrir os anjos existentes na colecção e a desvendar os seus mistérios. Sugere-se ainda aos participantes a criação dos seus próprios anjos na oficina de expressão plástica.

5. Sabes quem é?!
Dia 18 de Dezembro é o dia dedicado à Nossa Senhora do Ó. Sabem quem é!? Uma pista: tem a barriga redondinha com a forma da letra “O”... Também conhecida por Virgem da Expectação, é uma das mais importantes e antiga escultura religiosa do Museu e representa a maternidade de Maria, em fim de gestação, esperando o nascimento do Menino Jesus. O que propomos nesta oficina é a recriação desta imagem tão associada à quadra festiva que em breve vamos celebrar.

6. A Árvore de Natal
A árvore de Natal é um dos símbolos desta época festiva. O Museu propõe aos seus visitantes a descoberta do significado e curiosidades associados à árvore de Natal. Para consolidar os conhecimentos adquiridos, sugere-se a criação de uma árvore de Natal na oficina de artes plásticas.

7. O Presépio
O Museu propõe um desafio: descobrir o Presépio e os elementos que o compõem. Depois de observar com atenção os presépios que existem no Museu, cada participante vai criar o seu próprio presépio para levar para casa.

8. O Pai natal e as suas renas
A magia do Natal não fica completa sem a presença do Pai Natal e das suas renas. Neste sentido, o Museu desafia os visitantes a seleccionar algumas embalagens e outros materiais reutilizáveis e a transporta-los até ao Museu. Posteriormente, na oficina de expressão plástica e a partir dos materiais trazidos, vamos construir um pai natal e as suas renas. Participe e envolva-se num espírito natalício mais ecológico!

9. É tempo de Reis! Vamos cantar as janeiras?!
03 a 07 de Janeiro
Depois do Natal e do Ano Novo, chega o Dia de Reis e as cantorias nocturnas, as chamadas Janeiras, que alegram as noites frias de Janeiro. Este ano, o Museu propõe a comemoração desta data através do reviver das tradições associadas a este dia e, a todo o mês de Janeiro. Vamos redescobrir quem ofereceu presentes ao Menino Jesus, em que dia e quais os presentes oferecidos. Quanto às cantorias, as Janeiras, vamos explorar os segredos que se escondem nas suas letras e os rituais associados a esta tradição.

Sem comentários:

Santa Maria da Feira